Nos últimos anos 10 anos, a procura por um amor no ambiente virtual tem se intensificado. Segundo pesquisa recente da eHarmony, conduzida pelo Oxford Institute, da Universidade de Oxford, identificou-se que a utilização de sites de namoro cresceu 500% no mundo e, no Brasil, o mesmo estudo mostrou que 83% dos brasileiros entrevistados afirmaram já ter se encontrado com alguém que conheceram pela internet. Para Erica Queiroz, consultora em relacionamentos e autora do livro “O Amor está na Rede”, esses dados comprovam o que acontece na vida real. “É uma tendência que aumentará cada vez mais, tanto que há inúmeros sites sendo lançados no mercado todo mês. Na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, buscar alguém pela internet já é algo natural. Aqui no Brasil havia muitos tabus, mas está se tornando algo natural também. Tenho contato com vários casais que se conheceram pela internet. Um deles, por exemplo, se conheceu através de uma comunidade do Orkut. Samanta e Frederico já estão juntos há quatro anos”, relata Erica Queiroz.
A consultora em relacionamentos explica que as pessoas têm chances para encontrar um relacionamento sério em quase todos os sites disponíveis no mercado. “Alguns sites fazem análises mais profundas do perfil dos candidatos, como testes de personalidade, e, posteriormente, seu perfil é cruzado com outros para revelar quem tem mais compatibilidade com a pessoa em questão. Como estes testes levam tempo para serem realizados, geralmente apenas pessoas em busca de compromisso sério os preenchem. Portanto, vale a pena tentar criar um perfil neste tipo de site de relacionamento amoroso”, ressalta Queiroz. .
Nunca se procurou tanto um amor e, por sorte, as chances de encontrar um amor na internet são muito maiores do que num bar ou numa festa, por exemplo. Segundo Erica Queiroz, isso acontece porque, nessas ocasiões, uma pessoa se interessa primeiramente pela aparência da outra, sem saber algo de sua vida, suas preferências e afinidades. Na internet é mais fácil ocorrer um interesse mais rápido, pois é possível fazer uma busca de pessoas de acordo com características pré-determinadas por você mesmo, o que agiliza o processo. Portanto, as chances de encontrar alguém compatível são muito maiores, pois você conhece primeiro o íntimo da pessoa, ficando a aparência em segundo plano. E, no final, é sempre melhor gostar de alguém pelo que é, não pelo que aparenta ser, destaca Erica Queiroz.
Dicas para facilitar o encontro com um grande amor
1. Defina seu objetivo no perfil e tenha um comportamento que reflita este objetivo. Exemplo: se você quer algo sério, não escreva no perfil algo que denote descompromisso.
2. Faça uma triagem de quem busca e observe se os objetivos são compatíveis com os seus. Só entre em contato se a pessoa realmente mostrar ter algo em comum com você.
3. Tenha paciência. Podem aparecer pessoas interessantes no caminho, mas com quem, por algum motivo, o relacionamento não siga adiante.
4. Não desista rapidamente e não vá com muita “sede ao pote”, pois, na maioria das vezes, não é a primeira pessoa que você conhece na internet que poderá ser o seu grande amor.
Para enviar dúvidas ou ter aconselhamentos, as pessoas podem acessar o site www.oamorestanarede.com.br
Sobre a autora - ERICA QUEIROZ é paulistana e tem 38 anos. Devido à sua experiência em sites de relacionamentos amorosos (nacionais e internacionais), decidiu escrever o livro “O amor está na rede” e o blog homônimo. Além disso, atualmente presta assessoria para as pessoas que precisam de apoio em relação à vida amorosa. É consultora em relacionamentos, tanto iniciados on, quanto off-line, e desenvolve análises para as pessoas que estão à procura de um amor, até a criação de seu perfil no site de relacionamentos mais adequado, além de futuro acompanhamento de desempenho da mesma. Está casada há mais de três anos com seu grande amor, que conheceu num site de relacionamentos. É graduada em Administração de Empresas e em Publicidade e Propaganda.