A localização de um corpo na manhã desta segunda-feira em Campo Grande (MS) elevou para dois o número de casos suspeitos de mortes provocadas pelo frio nas últimas 24 horas no País, de acordo com informações policiais. Guilherme Augusto Rosa Xilaves foi achado sem vida por parentes nas proximidades da casa da família, na periferia da capital sul-mato-grossense, onde a temperatura hoje chegou a marca de 3,5°C. O homem, segundo a polícia, usava medicamentos controlados e tinha histórico de problemas mentais.

A perícia ainda não entregou laudos preliminares com os motivos da morte. A vítima estava protegida por um cobertor, mas não é descartada a hipótese de uma hipotermia ter ocorrido. A crise ocorre quando ocorre quando a temperatura corporal do organismo cai abaixo do normal (35°C), de modo não intencional, e compromete o metabolismo.

Já em Bagé (RS) - a 374 km de Porto Alegre -, onde a temperatura hoje chegou a 0,8°C, com sensação térmica inferior a 0°C, o corpo de Luís Renato da Rosa Fagundes, 41 anos, foi encontrado nas primeiras horas da manhã desta segunda em frente a um bar no bairro São Bernardo. Como não havia marcas de violência física, a polícia investiga se o frio teria sido determinante para a morte.

A Delegacia de Pronto Atendimento de Bagé já descartou a possibilidade de a vítima ser um morador de rua, hipótese cogitada no momento em que o homem foi encontrado sem vida. A polícia aguarda laudos preliminares da perícia para ter novos detalhes sobre a morte.