Para muitos, o ano de 2012 já bate na porta. Na semana passada, foi o próprio prefeito Cícero Almeida (PP) – que sequer é candidato, em função de estar no segundo mandato – que deu sinais disto, ao falar do chapão que se costura nos bastidores para tentar apresentar seu próprio sucessor. Se depender de Almeida, ele já tem nome: o secretário municipal de Infraestrutura, Mozart Amaral.

Por sinal, o jornalista Bernadino Souto Mario, em seu blog, trouxe uma foto histórica que traduz bem os sonhos almeidistas: no mesmo quadrado surgem o senador Renan Calheiros (PMDB), Mozart Amaral e Cícero Almeida. Mas, nem só de um único chapão vive uma eleição, ou os bastidores da política, quando o assunto é 2012.

Do outro lado do corner, o PPS se movimenta e é o primeiro a partir para o ataque direto à administração de Cícero Almeida (PP). Regis Cavalcante – presidente estadual do partido – que já disputou à Prefeitura Municipal uma vez é que colocou o rosto no vídeo. O ex-secretário municipal da 1° gestão de Cícero Almeida é – atualmente – inimigo ferrenho do prefeito. Cavalcante – que ocupa agora a Secretaria de Estado da Pesca – avisa que o PPS estará presente no pleito independente da posição palaciana em relação às eleições de 2012.

Os palacianos devem aglutinar a base em torno de um único nome, que pode sair do PSDB, ou então do PSB, caso o deputado federal Givaldo Carimbão consiga o leque de alianças que tenta solidificar. Para se ter uma ideia, Carimbão deseja até o apoio de Calheiros e do próprio Almeida. Mas, independente de qualquer formatação de grupo, o PPS se mostra disposto para uma briga contra qualquer fileira almeidista.

O programa de televisão do partido – exibido recentemente – é uma prova da artilharia pesada de Régis Cavalcante para cima do prefeito de Maceió, Cícero Almeida. O PPS parte em dois focos na capital alagoana: o nome a ser lançado para a Prefeitura, além da construção de candidaturas fortes para a Câmara Municipal de Maceió. O objetivo é fazer pelo menos dois vereadores, sendo um deles José Costa, que foi candidato ao Senado Federal. Para isto, o PPS espera inclusive convidar a atual vereadora Silvânia Barbosa (PTdoB) para a legenda. Seria mais uma opositora de Almeida no grupo.

 

Estou no twitter: @lulavilar