A Seleção Brasileira de judô teve um ótimo desempenho no primeiro dia de competições da Copa do Mundo de São Paulo - que está sendo disputada no Ginásio do Ibirapuera. Ao todo, 11 atletas estarão na briga por medalhas, que acontece ainda neste sábado.
O Brasil terá finalistas em quatro categorias. Entre os homens, Breno Alves fará a decisão da categoria até 60 kg contra o austríaco Ludwig Paischer. Além dele, Luiz Revite também irá ao tatame pelo lugar mais alto do pódio diante de Dan Gheorghe Fasie, da Romênia.
Na categoria até 52 kg feminina, a decisão será toda brasileira. Eleudis Valemtim, medalhista de prata no Mundial Sub-20 do Marrocos no ano passado, terá pela frente Erika Miranda - atual campeã do Grand Slam do Rio de Janeiro, e principal atleta do país nessa categoria.
A outra atleta que disputa o ouro em sua divisão é Rafaela Silva, que enfrentará Kifayat Gasimova, do Azerbaijão, na final da categoria até 52 kg. Rafaela foi medalhista de prata há uma semana no Grand Slam do Rio de Janeiro.
Além das disputas pela medalha de ouro, a Seleção Brasileira ainda colocou mais seis atletas na disputa pelo terceiro lugar. O primeiro deles foi Felipe Kitadai, que enfrentará o azéri Ilgar Mushkiyev, pela categoria com atletas até 60 kg.
Nas outras duas categorias masculinas que estão sendo disputadas neste sábado, mais dois atletas seguem com chance de subir ao pódio. Leandro Cunha disputará o bronze da categoria até 66 kg com Miyaragchaa Sanjaasuren, da Mongólia. Marcelo Contini (categoria até 73 kg), enfrentará o americano Michael Eldred também pelo terceiro lugar.
Entre as mulheres, mais três seguem com chance de conquistar a medalha de bronze: Taciana Lima enfrentará a portuguesa Ana Hormiga na categoria até 48 kg. Ketleyn Quadros terá pela frente Guirong Zhu, da China, na divisão até 57 kg. Por fim, Mariana Silva enfrentará Hilde Drexler, da Áustria, pelo terceiro lugar da categoria até 63 kg.