Um tremor de magnitude 3,8 graus na escala Richter atingiu nesta sexta-feira o Haiti - país já traumatizado pelo devastador terremoto de janeiro de 2010 - e deixou pelo menos seis feridos, além de causar cenas de pânico entre a população, informaram testemunhas à Agência Efe.

O diretor do Instituto Sismológico da Universidade Autônoma de Santo Domingo (UASD), Eugenio Polanco, disse à Efe que o tremor foi registrado "muito perto de Porto Príncipe", embora "um pouco ao sudoeste" da capital haitiana, e a cerca de 25 quilômetros de profundidade.

Já o geólogo e especialista em terremotos Claude Prepetit, conselheiro técnico do Escritório de Minas e Energia, minimizou o tremor, que ocorreu às 9h06 do horário local (11h06 de Brasília), e disse à Efe que teve intensidade muito baixa e nem sequer foi divulgado pelos registros internacionais de sismologia.

Apesar disso, o episódio gerou cenas de pânico e várias pessoas ficaram feridas.

Assim que o fenômeno ocorreu, muitas pessoas saíram de suas casas visivelmente assustadas e se multiplicaram as ligações entre haitianos para trocar informações e saber se o tremor havia sido sentido em todos os bairros da capital.

No centro da cidade e em áreas como Pétion-Ville, muitas lojas foram rapidamente esvaziadas após o terremoto, embora a situação logo tenha voltado à normalidade, segundo a imprensa local.

Os haitianos lutam para reconstruir seu país e, em particular, Porto Príncipe, após o devastador terremoto de 7 graus na escala Richter que em janeiro de 2010 atingiu a capital e outras cidades próximas e tirou a vida de mais de 300 mil pessoas, segundo dados oficiais. EFE