Com a chegada do inverno a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) vem intensificando as ações de limpeza de canais por toda a cidade. De Jacarecica a Bebedouro, o órgão tem equipes efetuando serviços para desassorear rios, riachos e retirar lixo e entulho de canais e córregos.
No complexo do Riacho do Silva, em Bebedouro, equipes da Slum trabalham na desobstrução do trecho entre a Cavalaria da PM e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Uma draga de cabo vem sendo utilizada para remover lixo e entulhos que são jogados no local. Em outra área do riacho, entre a Rua Marquês da Abrantes e o Parque Municipal, uma draga hidráulica vem sendo utilizada para a remoção de entulhos. Todo lixo é retirado do local por meio de quatro caminhões caçamba.
Segundo o superintendente da Slum, José Roque da Silva, a Diretoria de Planejamento do órgão já está definindo quais as ações que serão realizadas na cidade, na próxima semana. “Mapeamos a situação de cada canal para saber qual serviço deve ser realizado a cada semana. Vamos continuar trabalhando de forma preventiva, reforçando a limpeza dos canais para evitar transbordamentos e ruas alagadas”, disse ele.
Já na Grota do Rafael, em Cruz das Almas, 15 agentes de operação Limpeza de Canais trabalham na retirada de lixo e entulhos. A equipe vai permanecer no local até o próximo sábado e contam com o suporte de dois caminhões caçamba.
A Slum também possui uma equipe trabalhando no canal do Trapiche. Uma escavadeira Poclain e três caminhões vêm sendo utilizados para a retirada de entulhos na região. Já no canal do Rio Jacarecica uma draga de sucção vem trabalhando no desassoreamento do local.