Sessenta e cinco servidores da Município de Maceió que atuam como auxiliares de sala estão habilitados a trabalharem como professores de Educação Infantil. Na última sexta-feira (15), eles concluíram a formação do programa Proinfantil, curso ofertado pelo Ministério da Educação (MEC) para capacitar professores que atuem em creches e pré-escolas da rede pública. Em Maceió, a capacitação foi executada por meio de uma parceria entre o MEC, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).
Ao todo, educadores de 16 municípios alagoanos participaram da capacitação, que ocorreu além de Maceió, nos polos de Arapiraca e Santana do Ipanema, envolvendo as cidades do Agreste e do Alto Sertão. Para a gerente do Regime de Colaboração da SEE, Cristine Melo, o curso é uma oportunidade para que profissionais que já atuam na Educação Infantil obtenham a habilitação de professor.
“Por meio do Proinfantil, eles aprimoram práticas que já exercem em sala de aula e ainda obtém a certificação que os habilita para serem professores de Educação Infantil”, explica Cristine.
Qualidade de ensino – Valéria Gomes, consultora do MEC e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e responsável pelo acompanhamento do Proinfantil em Alagoas, ressalta que o programa traz qualidade à Educação Infantil.
“O Proinfantil visa proporcionar melhores condições de ensino às crianças e, dessa forma, garante a sua permanência na escola. Quando investimos na Educação Infantil, consequentemente, também alcançamos melhorias no Ensino Fundamental e Ensino Médio”, avalia.
Para Roseane Oliveira, que trabalha na creche-escola Hermínio Miranda, no Tabuleiro do Martins, o curso trouxe um novo olhar à sua atividade diária. “Ensinar crianças demanda dedicação e carinho. O Proinfantil me mostrou caminhos concretos para unir o cuidar e o educação”, ressalta.
Novas turmas - Os alunos que participaram do curso receberão um certificado de conclusão e a formatura está prevista para o dia 26 de agosto. Já nas turmas de Santana do Ipanema e Arapiraca, as solenidades de graduação ocorrem, respectivamente, em setembro e outubro.
Segundo Cristine Melo, o MEC já cogita a possibilidade de abrir novas turmas do programa em 2012.