O secretário da Defesa Social, coronel Dário Cesar, e o superintendente Geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Carlos Luna, farão nesta quarta-feira (22) a entrega duas viaturas-cela para a condução de reeducandos e de vinte pistolas ponto 40 para serem empregadas na segurança do sistema prisional. A solenidade será realizada a partir das 8h30 no complexo penitenciário, no Tabuleiro dos Martins.


Após a entrega dos equipamentos, o secretário visita as obras da Unidade Ressocializadora Rubens Quintela, que funcionará no antigo presídio São Leonardo. A unidade é a primeira da capital que vai abrigar os presos condenados que são trabalhadores, aprimorando o processo de reinserção social.


Com uma estrutura adequada para a área de capacitação profissional, o prédio conta com uma escola, laboratório de informática, oficinas do Senai sala para advogados, parlatório, celas para portadores de necessidades especiais, celas para visita íntima. além de salas administrativas e alojamento de agentes penitenciários.


Na primeira fase, a unidade irá abrigar 157 presos, e até o final de dezembro 320 presos. “Será a porta de saída do sistema penitenciário rumo à reinserção social”, avalia o superintende de Administração Penitenciária, tenente-coronel Carlos Luna. Segundo ele, a inauguração da unidade deve acontecer até o final do próximo mês.


Na ocasião, Dário Cesar será homenageado pela SGAP e pelos agentes penitenciários em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol do sistema prisional e da categoria. Na Defesa Social, o secretário foi um dos patrocinadores da nova estrutura do órgão que administra o sistema prisional, que ganhou autonomia administrativa e financeira.