O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal e do MPU em Alagoas (Sindjus/AL) vai realizar ato público, nesta esta terça-feira (21), em frente à Procuradoria Regional do Trabalho, a partir das 9 horas, contra o congelamento de salário e pela aprovação da revisão do Plano de Cargos e Salários (PCS) dos servidores do Judiciário Federal e do MPU.
A manifestação faz parte da luta nacional pela aprovação dos Projetos de Leis 6.613/2009 e 6.697/2009, que revisam os PCSs da categoria. Na mobilização, os servidores buscam pressionar o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, e o Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, a negociarem a aprovação dos Planos junto ao governo federal.
A categoria decidiu deflagrar greve de 24 horas, no dia 28 de junho. Neste mesmo dia, será realizada uma assembleia geral para deliberação da greve por tempo indeterminado.
Os servidores do Judiciário Federal e do MPU têm pressa para aprovação do PCS. A conclusão da Lei de Diretrizes Orçamentária de 2012 está prevista até a segunda semana de julho. Para isso, a categoria intensifica a mobilização para garantir o orçamento necessário dos PLs 6.613/2009 e 6.697/2009, que se encontram parados na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal.
O coordenador Jurídico do Sindjus/AL, Paulo Falcão, reforça a necessidade de mais engajamento dos servidores nas atividades de mobilização. “A única proposta concreta do governo é o congelamento de salário através da inflação e do PLP 549/2009 que tramita na CFT e prevê dez anos sem salário ao funcionalismo”, alertou.
Dia 28 de junho
Greve de 24 horas com realizações de atos públicos: Em frente ao prédio das Varas Trabalhistas, às 9 horas, e em frente ao prédio-sede do Tribunal Regional Eleitoral, às 12 horas. Haverá assembleia geral, em frente ao TRE, às 16 horas, para deliberar sobre greve por tempo indeterminado.