O ex-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa (PDT) – que se encontra sem mandato desde 2006, quando concorreu ao Senado Federal e foi derrotado pelo atual senador Fernando Collor de Mello (PTB) – surge como um dos prováveis nomes para disputar a Prefeitura Municipal de Maceió, em 2012.
Porém, Lessa sabe que esta é uma decisão muito mais de um grupo político – do qual faz parte – que necessariamente uma posição isolada dele, ou até mesmo do próprio PDT, que já externa o desejo de ter o nome do ex-governador na disputa. O grupo político do qual Ronaldo Lessa faz parte é o mesmo do senador peemedebista Renan Calheiros desde 2010.
Lessa foi candidato ao governo do Estado – no ano passado – com o apoio do peemedebista em uma chapa – que coincidentemente ou não – orbitou em torno do próprio Calheiros. Seria 2012 a hora de pagar um débito político? Renan Calheiros não tem pressa para esta discussão. Tirar o coelho da cartola neste momento é colocá-lo a vista dos possíveis predadores.
Ronaldo Lessa também é cauteloso, em recentes declarações à imprensa. O PDT espera contar com o apoio do PMDB, ainda como uma resposta ao recente passado político. Ronaldo Lessa – entretanto – emenda: “caso o PMDB lance um candidato único, eu vou apoiar a decisão. O PDT tem meu nome para a disputa e as reuniões com relação ao pleito de 2012 ainda devem ocorrer. Persistindo a ideologia, posso não ser candidato à Prefeitura de Maceió, mas, muita coisa poderá acontecer daqui para 2012”.
Se há dúvidas de um acordo político entre Calheiros e Lessa, o deputado Olavo Calheiros (PMDB) dá a pista: “o Ronaldo é a nossa prioridade. O PMDB está junto a ele na disputa do próximo ano”. Mas, para 2012, anda há muita água para passar por baixo da ponte...
Estou no twitter: @lulavilar