Diferentes grupos de manifestantes espanhóis convocaram passeatas para este domingo em Madri, entre eles o Movimento 15-M dos "indignados", em protesto contra o modelo político e econômico atual. A Delegação do Governo em Madri coordena uma equipe policial de centenas de agentes que foram mobilizados desde o início da manhã em diferentes bairros, especialmente nas proximidades do Congresso dos Deputados (câmara baixa do Parlamento).
Segundo informaram fontes policiais, o dispositivo de segurança, integrado pela Polícia Nacional e Municipal, é "grande" e inclui unidades terrestres e aéreas, com equipes reforçadas no Congresso, do Senado e na Bolsa de Madri.
Está previsto que as passeatas dos grupos "Sudoeste", "Nordeste", "Sudeste", "Norte", "Leste" e "Oeste", que começaram no início da manhã cheguem às 14h do horário local (9h do horário de Brasília) na praça de Netuno.
Em comunicado, os grupos especificam como ponto final do percurso "Netuno-Congresso dos Deputados", no coração de Madri, embora a Delegação do Governo não tenha autorizado a manifestação chegar até a Câmara Baixa.
O Movimento 15-M (cujo nome faz menção ao dia 15 de maio, quando os "indignados" começaram seu principal acampamento, na praça da Porta do Sol de Madri) está convocando pessoas desde o início da manhã através das redes sociais, especialmente pelo Twitter.