SANTIAGO, 18 Jun 2011 (AFP) -Um forte temporal de chuva e ventos que chegaram a 110 km/hora forçou as autoridades chilenas a fechar os portos de Valparaíso e San Antonio, bem como a passagem fronteiriça de Los Libertadores, que liga o país à vizinha Argentina, segundo a Organização Nacional de Emergências (Onemi).

"A passagem Libertadores está fechada e os portos de Valparaíso e San Antonio também. O porto de Quintero está fechado apenas para embarcações menores", disse à AFP uma porta-voz da Onemi.

As autoridades também restringiram as atividades nas praias da região de Valparaíso (120 km a oeste de Santiago), por conta das fortes ondulações.

"Há a presença de fortes ondulações de Coquimbo a San Antonio, provocadas por ventos que superam os 110 km por hora", disse ao jornal eletrônico Emol o meteorologista da Marinha do Chile, Miguel Fuentes.

A chefe de turno da Direção de Meteorologia, Paola Uribe, afirmou à rádio Cooperativa que "as precipitações continuarão durante o resto do dia e parte da noite para amanhã ficar com prováveis aguaceiros na zona central"