Os festejos juninos estão chegando e Maceió, mais uma vez, promete sediar uma das maiores festas populares do nordeste. Os grandes focos desses eventos são os palhoções, onde crianças e adultos vão para brincar e se divertir. Para tanto, a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), com o intuito de garantir a segurança da população, fiscalizará e autuará aqueles que não cumprirem as determinações exigidas no decorrer dos eventos.
Segundo Aldo Galdino, Coordenador de Logradouros Públicos, Orla e Áreas Verdes (CLPOAV), os palhoções montados em espaços públicos precisam de autorização para funcionamento. “Os responsáveis tiveram até o dia 12 de maio para solicitá-la e a SMCCU, como fiscalizadora da utilização do solo urbano, ficará atenta a possíveis descumprimentos das regras impostas no momento da inscrição do evento”, afirma.
As fiscalizações ocorrerão nos dias 17, 18, 23, 24, 25, 28 e 29 de junho, onde serão verificadas as estruturas de todas as palhoças, itens de segurança, venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e o manuseio de vasilhames de vidro. Outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também trabalharão nisso. Foram autorizados 22 palhoções, distribuídos em vários bairros da capital, entre eles os oficiais: Jaraguá e Benedito Bentes.
Caso alguma situação de irregularidade seja constatada, o responsável pelo palhoção será notificado. Posteriormente, a SMCCU encaminhará um relatório ao Ministério Público, que deve tomar as medidas cabíveis.