O técnico da seleção brasileira masculina de basquete, o argentino Ruben Magnano, convocou nesta sexta-feira 20 jogadores para iniciar a preparação para o o Pré-Olímpico, que será disputado em Mar del Plata, na Argentina, de 30 de agosto a 11 de setembro. A competição dá duas vagas para os Jogos Olímpicos de Londres-2012 --o Brasil não disputa a competição desde 1996.
A principal novidade na lista de convocados foi o armador norte-americano Larry James Taylor Jr, que encontra-se em processo de naturalização. O jogador, que está há aproximadamente três anos no país, precisa esperar a regularização de sua situação para poder jogar.
Além dele, Magnano convocou os quatro jogadores brasileiros que atuam na NBA: o ala/armador Leandrinho e os pivôs Nenê, Tiago Splitter e Anderson Varejão, que rompeu o tendão do tornozelo direito e dificilmente estará recuperado para a competição.
Apesar da convocação dos jogadores da NBA, Magnano ainda não sabe se poderá contar com os atletas. A NBA está na iminência de um locaute (greve de patrões). A paralisação servirá para negociar um novo acordo coletivo de trabalho a partir do dia 1º de julho.
Com a greve, a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) terá que se responsabilizar pelo seguro contra lesões --e não os times da NBA, como ocorre normalmente.
De acordo com o diretor da CBB, Vanderlei Mazzuchini, Magnano está em contato com comissões técnicas da Espanha e da Argentina, que também têm atletas na NBA, para encontrar uma forma de contar com as estrelas. "Ainda não sabemos como vamos fazer. Depende da NBA", disse Mazzuchini.
A seleção brasileira inicia a preparação em 4 de julho. Dos 20 jogadores convocados, apenas 12 serão chamados para disputar o Pré-Olímpico.
CONFIRA A LISTA DOS JOGADORES CONVOCADOS
Armador
Marcelo Huertas
Nezinho
Raul
Larry James Taylor Jr
Ala/Armador
Leandrinho
Benite
Marcelinho
Alex Garcia
Ala
Arthur
Diego
Marquinhos
Ala/pivô
Augusto Cesar
Douglas
Guilherme Giovannoni
Pivô
Anderson Varejão
Caio Torres
Paulão
Rafael Hettsheimeir
Nenê
Tiago Splitter