Políticas públicas sobre dois temas essenciais para saúde da população: saneamento e distribuição de água, serão discutidos na próxima reunião entre os gestores, na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), que acontece segunda-feira (20), às 10h.
A primeira reunião será conduzida pelo senador Benedito de Lira, que explicará detalhes do programa “Água para Todos” voltado para o semiárido brasileiro. O programa é uma das medidas lançadas pelo governo federal para erradicar a miséria.
Para esclarecer o processo de apresentação de projetos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, referente à saneamento básico, o superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Alagoas, Roosevelt Patriota, conversará com os gestores municipais, às 11h, no auditório da AMA.
As inscrições para o PAC 2 do Saneamento já estão abertas vão até dia 15 de julho. Com ele serão investidos R$ 5 bilhões em obras de água e esgotamento sanitário, nos municípios com até 50 mil habitantes de todo o País (cerca de 90% da Federação), exceto aqueles integrantes das 12 regiões metropolitanas. Desse montante, R$ 4 bilhões vão sair da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e R$ 1 bilhão do Ministério das Cidades.