O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Maceió, vereador Ricardo Barbosa (PSOL), irá acompanhar, a partir de agora, todos os debates e reuniões referentes ao processo que levará o município a fazer a licitação do transporte público de Maceió. O vereador faz parte da comissão nomeada pelo presidente da Casa, vereador Galba Novaes (PRB), ao lado de Silvio Camelo (PV) e Francisco Holanda (PP).
Barbosa foi o autor da proposta de formar a comissão com o objetivo de garantir ao Legislativo a oportunidade de acompanhar todo o processo “Mesmo na condição de representantes da sociedade, os vereadores acompanham a questão processual das matérias até a apreciação em plenário. Nessa matéria, é diferente”, declara Ricardo Barbosa.
O vereador explica que a iniciativa é salutar para garantir a celeridade no trâmite da licitação, bem como o estrito cumprimento das cláusulas que devem ser obedecidas pelas empresas interessadas em explorar o serviço de transporte público urbano de Maceió. Ele destaca que há aspectos importantes e que vão alterar o hábito atual da cidade. Como exemplo, Ricardo Barbosa cita a cota mínima de 30% dos veículos que devem ser adaptados para atender as pessoas portadoras de necessidades especiais e o tempo de 90 minutos para cada viagem.
Ricardo Barbosa ressalta que o transporte coletivo é motivo de muitas críticas por parte dos usuários e a Câmara não pode permitir que o assunto seja tratado sem a devida atenção. “É a oportunidade que temos para cobrar de maneira responsável e garantir um transporte eficaz, de qualidade e que possa atender a população de maneira mais digna, com veículos novos e o cumprimento dos horários, evitando os desgastes para aqueles que dependem do ônibus para sua locomoção”, encerra Barbosa.
A comissão especial foi formalizada através de ato assinado pelo presidente da Câmara e publicado esta semana no Diário Oficial do Município.