O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, nesta quarta-feira (15), a terceira Pré-Conferência Municipal de Assistência Social, que tem como tema "Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”. Dessa vez, participou do evento a comunidade que convive na região do Bom Parto ao Rio Novo, que abrange a Região IV. A pré-conferência foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Bebedouro.

As pré-conferências têm como público alvo os usuários da assistência social, e têm o objetivo de avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), legitimando a participação dos usuários na política de assistência social.
Para a presidente do CMAS, Vaneska Pimentel, o foco das pré-conferências é a participação dos usuários dos programas sociais. “È muito importante que os usuários da assistência social tenham participação direta na luta pelos seus direitos”, disse.

Segundo a coordenadora do Cras Bebedouro, Adriana Lins, esse é um momento importante de mobilização da comunidade, com propostas para melhorar os serviços prestados à população. Representantes de entidades da comunidade ligados à assistência social, técnicos e usuários dos núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Bebedouro e Fernão Velho, e do Programa Projovem Adolescente - núcleos Juvenópolis e Mulungu - também participaram da ação.

Durante o evento, foram feitos grupos de trabalho que apresentaram propostas a serem analisadas na VI Conferência Municipal de Assistência Social, como também foram escolhidos delegados, que participarão dessa conferência, a ser realizada dias 1 e 2 agosto. A próxima pré-conferência acontecerá dia 6 de julho, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e será direcionada para a comunidade que abrange as áreas do Cras Santos Dumont e Denisson Menezes.
Estiveram presentes também a Diretora de Proteção Básica, Denaide Oliveira, a coordenadora geral dos Cras, Andrea Queiroz, a assistente social do Peti, Roseane Farias e a representante dos usuários, Leonice Cardoso.