A vereadora Heloísa Helena (PSOL) foi convocada a prestar esclarecimentos à Polícia Federal em um processo do Ministério Público Federal contra Afonso Lacerda, que foi candidato ao cargo de senador pelo PRTB. Lacerda e Heloísa Helena – que também disputou o Senado Federal, em 2010 – tiveram desentendimentos no processo eleitoral.

Afonso Lacerda moveu um processo contra Heloísa Helena tentando impugnar a candidatura da vereadora, na época, com base na Lei Ficha Limpa. O processo contra a vereadora foi rejeitado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), que entendeu que Lacerda agiu em litigância de má-fé.

Segundo Heloísa Helena, agora ela passou a ser vítima e é nessa condição que será ouvida. “Eu sou vítima neste processo que é movido pelo Ministério Público e o acusado é ele. Este candidato que tentou deingrir a minha imagem. É bom, inclusive, que se entre com processo contra outros políticos ladrões que ganham eleição da forma como ganham contra pessoas honestas”, salientou Heloísa Helena.

Heloísa Helena ressaltou que o processo se refere ainda a campanha eleitoral. “Um candidato a senador (Afonso Lacerda) entrou com um processo contra mim, passou a campanha de forma calhorda contra mim, depois que em um debate eu não peguei na mão dele. Deve ter comido bola para fazer o que fez. Eu sou vítima nesse processo”, colocou.

A informação de que a vereadora Heloísa Helena seria ouvida na Polícia Federal ainda teria “vazado” na imprensa sem explicar o contexto. Ela afirmou que um repórter entrou em contato com ela e por isto, ela mesma resolveu esclarecer a situação em plenário. O documento da PF foi encaminhado para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Maceió há 48 horas.

De acordo com o presidente Galba Novaes(PRB), a informação não vazou da Mesa. “Assim que recebemos, só comunicamos a própria vereadora”. Heloísa Helena ressaltou ainda em momento algum pediu sigilo, mas que apenas queria esclarecer a situção. Demonstrando revolta com a ação de Lacerda durante a campanha eleitoral, a vereadora ainda emendou: “só não apanhou, porque eu prefiro outro tipo de discussão”.