O papa Bento XVI nomeou o prelado Sergio da Rocha arcebispo de Brasília e o sacerdote Marek Marian Piatek bispo de Coari, informou nesta quarta-feira o Vaticano.
Sergio da Rocha nasceu em 1959 em Dobrada, em São Paulo. Estudou filosofia no seminário diocesano de São Carlos e teologia no Instituto Teológico de Campinas. É formado em teologia moral pela Faculdade Teológica Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo, e doutor nessa disciplina pela Academia Alfonsiana de Roma. Foi ordenado sacerdote em 1984. Em 2011, foi nomeado bispo auxiliar de Fortaleza e, em 2007, arcebispo de Teresina, cargo que ocupava atualmente.
Por sua vez, Piatek, da Congregação do Santíssimo Redentor, nasceu em 1954 na Polônia. Estudou no seminário dos Redentoristas de sua cidade e se tornou doutor em teologia moral pela Academia Alfonsiana de Roma. Foi ordenado sacerdote em 1980 e, seis anos depois, veio para o Brasil como missionário, para trabalhar na diocese de São Salvador da Bahia. Atualmente era responsável pela Paróquia da Ressurreição do Senhor e professor de teologia moral.