Representante do Comitê Organizador da Copa de Mundo, Luiz Roselli, visitou, nesta manhã, o Estádio Rei Pelé. O objetivo da visita é baseado na avaliação técnica do local visando a possibilidade da capital alagoana ter um dos Centros de Treinamentos de Seleções na Copa 2014 (CTS).
A análise leva em conta os detalhes técnicos dos campos, como: abastecimento elétrico, de água, os acessos para as equipes e imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários, demais instalações para os atletas, tipo de solo, entre outros fatores.
Segundo Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL), nessa visita o técnico não pode se manifestar e as observações são de caráter estritamente técnico “Só depois de todas as visitas realizadas é feito um relatório sobre os locais”, explica.
De acordo com o relatório de visita aos CTS potenciais, a escolha dos Centros de Treinamentos é feita pelas equipes e só acontece depois do sorteio final da Copa do Mundo, marcado para dezembro 2013.
“O processo de seleção é comandado pela FIFA e a distribuição dos primeiros CTS selecionados será feita ainda essa ano. Já para os que não estão aptos neste primeiro momento, haverá, posteriormente, outras janelas de inscrição para ser um dos Centros”, disse, Marcos Pradines, superintendente de investimentos da Setur – AL.
Na vistoria, Luiz Roselli foi recepcionado pelo superintendente de Investimentos da Setur, Marcos Pradines e recebeu a visita do Comitê Gestor do COMCOPA ALAGOAS.
Estado cria Projeto ‘COMCOPA ALAGOAS’
Com o objetivo de qualificar a capital alagoana como um CTS da Copa do Mundo 2014, o Governo de Alagoas cria o projeto COMCOPA ALAGOAS.
O projeto vai identificar as necessidades, definir e aprovar ações e projetos necessários à qualificação de Maceió como CTS, viabilizar condições técnicas e operacionais, incluindo a articulação das estruturas do Poder Executivo Estadual e da esfera municipal, definir um plano de trabalho com prioridades, responsabilidades e o cronograma de execução, além de outras demandas e competências para a finalidade.
Fazem parte do Comitê Gestor do COMCOPA ALAGOAS, Gabinete Civil, Prefeitura Municipal de Maceió, Federação Alagoana de Futebol, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Estado do Turismo, Secretaria de Estado da Infraestrutura, Secretaria de Estado da defesa Social, Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Estado da Comunicação.
Turismo de Alagoas pode se beneficiar com CTS
De acordo com Marcos Pradines, a visibilidade mundial, atração de turistas torcedores, o turismo praticado nos intervalos entre jogos e baseando-se nas pesquisas realizadas na Copa de Mundo em 2010 na África do Sul onde 80% dos entrevistados permaneceram por mais de três dias após o evento e movimentaram o turismo e economia em toda região. Alagoas – por estar situada entre quatro sedes e por possuir belezas naturais únicas - certamente atrairá esses turistas adicionais em 2014.
Na pesquisa, 32% dos entrevistados gastavam mais de 10 mil reais durantes os dias de turismo adicional, com alimentação, hospedagem, transporte, bilhetes e presentes. Esse fato, para Danielle Novis, reflete em Alagoas. “O Brasil como sede da Copa do Mundo 2014 desenvolverá, nessa época, o turismo adicional e Alagoas está na rota dessas turistas. Analisando o fator econômico, a vinda deles para o Estado movimentará a economia e gerará muito mais empregos diretos e indiretos no segmento. Temos que trabalhar e desenvolver ainda mais a infraestrutura para atender a demanda”, afirma.