A silenciosa vereadora Amilka Melo (PDT) pode acabar causando barulho na Câmara Municipal de Maceió. A pedetista, que das poucas vezes que usou a tribuna foi para anunciar que passava a integrar a bancada Almeidista, quer saber – por meio de requerimento, inclusive – a relação de cargos comissionados da Casa de Mário Guimarães nomeados pela Mesa Diretora, presidida pelo vereador Galba Novaes (PRB).

A vereadora quer saber quem são e onde estão estas pessoas, e ainda detalhes como a nomenclatura, o número, os nomes e assiduidade destes funcionários. Ela destaca que o que ela pede seria do conhecimento de quem acompanha o Diário Oficial do Município; mas, virá da Mesa Diretora a informação mais detalhada; “completinha”.

O fato causou surpresa nos bastidores por conta da postura sempre tão silenciosa da vereadora pedetista, que integra a base do prefeito Cícero Almeida (PP). Amilka Melo chegou até a retirar sua assinatura do requerimento – proposto pelo vereador Ricardo Barbosa (PSOL) – para a abertura de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) contra o prefeito de Maceió.

Por trás do pedido do requerimento, pode haver uma interpretação de dados em andamento. Num passado recente – gestão do ex-presidente Dudu Holanda – a Câmara Municipal foi obrigada a reduzir o número de funcionários. Holanda também brigou por maior teto orçamentário – elevando o valor do duodécimo – para poder reajustar, em 20%, o salário dos servidores do Legislativo. Este reajuste deveria ter sido aplicado em abril deste ano, já na gestão de Galba Novaes.

A vereadora Amilka Melo – que chegou a se sentir incomodada profundamente na sessão de ontem, conforme informações de bastidores, por conta do rumo que tomou seu requerimento – avisa, em entrevista à imprensa, que não há mal-estar algum em relação ao seu pedido. Ela cumpre a sua função de vereadora.

Em especial, há um questionamento – com possível pedido de extinção – dos cargos da Câmara Municipal de Maceió cujos salários são considerados estratosféricos. Ao que tudo indica, são quatro cargos assim tão bem agraciados.