Como antecipado pelo Blog do Vilar, a vereadora Amilka Melo (PDT) confirmou que “quer saber”. Mas, ela não quer saber demais; ela quer saber o que todo o cidadão comum tem direito; e teria acesso à informação caso a Câmara Municipal de Maceió já tivesse seu Portal de Transparência no ar, conforme prometido pela atual gestão da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Galba Novaes (PRB).
No post abaixo, foi destacado o requerimento da vereadora querendo informações sobre os cargos comissionados da Casa de Mário Guimarães, nomeados pela Mesa Diretora. Ela quer saber quem são e onde estão estas pessoas. Em entrevista – na manhã de hoje - ao site Alagoas24Horas, Amilka Melo confirma a informação e dá detalhes: quer a nomenclatura, o número, os nomes e assiduidade destes funcionários.
Ela destaca que o que ela pede seria do conhecimento de quem acompanha o Diário Oficial do Município; mas, virá da Mesa Diretora a informação mais detalhada; “completinha”. O fato causou surpresa nos bastidores por conta da postura sempre tão silenciosa da vereadora pedetista, que integra a base do prefeito Cícero Almeida (PP). Amilka Melo chegou até a retirar sua assinatura do requerimento – proposto pelo vereador Ricardo Barbosa (PSOL) – para a abertura de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) contra o prefeito de Maceió.
Por trás do pedido do requerimento, pode haver uma interpretação de dados em andamento. Num passado recente – gestão do ex-presidente Dudu Holanda – a Câmara Municipal foi obrigada a reduzir o número de funcionários. Holanda também brigou por maior teto orçamentário – elevando o valor do duodécimo – para poder reajustar, em 20%, o salário dos servidores do Legislativo. Este reajuste deveria ter sido aplicado em abril deste ano, já na gestão de Galba Novaes.
A vereadora Amilka Melo – que chegou a se sentir incomodada profundamente na sessão de ontem, conforme informações de bastidores, por conta do rumo que tomou seu requerimento – avisa, em entrevista à imprensa, que não há mal-estar algum em relação ao seu pedido. Ela cumpre a sua função de vereadora. Há ainda um questionamento em relação a quatro cargos de salários generosos...conforme já dito no post abaixo.
Estou no twitter: @lulavilar