O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará uma inspeção minuciosa no Judiciário alagoano, que se inicia nesta segunda-feira, dia 13. A inspeção já tem em mãos algumas denúncias, inclusive as condições do Fórum do Barro Duro. Oficialmente, trata-se de uma inspeção rotineira que será realizada nas unidades judiciárias e administrativas, como informa o release oficial do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.
O juiz Marcelo Tadeu já teve a oportunidade de conversar com a ministra Eliane Calmon do CNJ. Há quem diga que o diálogo – que teve como assunto a reforma do Fórum, onde foi gasto R$ 6 milhões, mas os problemas continuam – foi decisivo. A equipe do CNJ chega à tarde em Maceió. Previsão para as 13 horas.
A agenda a ser cumprida no primeiro dia, pelo CNJ, é desconhecida no próprio Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas. Eles pediram apenas uma sala onde possam trabalhar e que todos os documentos sejam acessíveis. Cada departamento deve deixar um servidor à disposição do CNJ.
Sobre o Fórum, em especial (claro que não é o único assunto sobre o qual o CNJ vai se debruçar), Marcelo Tadeu já falou em reportagem ao Cada Minuto: “ambiente de trabalho é deficitário há muito tempo”. “Como diz o ditado, pau que nasce torto permanece torto”, colocou.
“A Ministra se mostrou bastante preocupada com a situação que relatei. Ela estará vindo ao Estado e poderá comprovar em loco todos esses problemas que enfrentamos diariamente no prédio”, finalizou o magistrado.