Para dar um basta à situação de violência na cidade do Pilar, várias decisões foram tomadas pela Polícia, Justiça e a Prefeitura do Pilar, como o fechamento de bares e restaurantes às 23 horas durante os dias de semana e nos finais de semana até a 1 hora da manhã. Nos feriados e dias festivos até às 3 horas da manhã.

De acordo com a assessoria de comunicação do município, vários números de crimes apontados como ocorridos no Pilar são, na verdade, reflexos e conseqüências de ações criminosas, que são iniciadas em Maceió ou outros municípios vizinhos, que estão também localizados na região metropolitana de Maceió.

O aparecimento de cadáveres, carros roubados e outros fatos criminosos mais são iniciados em Maceió e desovados nos municípios da região metropolitana, como Rio Largo, Pilar, Satuba e Marechal Deodoro.

A assessoria lembra ainda que a informação de que a cidade do Pilar é uma das mais violentas do país é falsa, existindo circunstâncias a serem analisadas como, por exemplo, a condição do município está situado na região metropolitana de Maceió, que é a capital mais violenta do Brasil. O que ocorre no Pilar é reflexo dos problemas de segurança pública, que atinge todo estado de Alagoas.

Ao mesmo tempo a prefeitura está investindo na recuperação do prédio da delegacia municipal e na renovação de todo equipamento de câmeras de vídeo e monitoramento das principais ruas da cidade. Os acessos à cidade também terá equipamento de observação eletrônica. A prefeitura também está incrementando o treinamento da guarda municipal para auxiliar a policia no combate a criminalidade e na preservação do patrimônio público. Além disso, a prefeitura vai construir um prédio novo para alojar a delegacia municipal.

Será preciso também que a comunidade colabore no combate a criminalidade no Pilar, informando a policia da presença de criminosos e também de grupos que estão agindo na região, no cometimento de assaltos. Esse trabalho deverá também se realizado no incentivo ao cidadão, para que interaja com a polícia na prevenção dos crimes.