O Circuito Popular de Corridas de Rua de Maceió concluiu sua terceira etapa, na manhã deste domingo (05), com prova de cinco quilômetros realizada no Dique Estrada, bairro Vergel do Lago, em Maceió. Cerca de 800 pessoas de todas as idades participaram da competição que premiou todos os corredores inscritos com medalhas, como forma de motivá-los a completar o percurso.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), que tem como principal objetivo fomentar a inclusão social por meio da regular prática esportiva, também contribuiu às ações sociais da Igreja Católica no Estado, com cada participante doando dois quilos de alimento não perecível. A quarta etapa - de cinco no total - será realizada em setembro, no bairro do Jacintinho, um dos mais populosos da capital.
Além de crianças com idade a partir de 10 anos, a competição reuniu portadores de necessidades especiais, distribuídos conforme o grau da deficiência apresentada, bem como corredores já bem experientes, como Neildo do Anjosm, 53. Adepto da corrida há mais de 10 anos, Neildo diz que o segredo para se manter em dia com a saúde é atrelar uma alimentação equilibrada à necessidade de se exercitar diariamente.
"Iniciativas do tipo são muito importantes porque o esporte é a base de tudo, fomentando disciplina e responsabilidade, capazes de afastar nossa juventude de vícios como o álcool. Esta integração é fundamental. E esporte é sinônimo de qualidade de vida", comentou Neildo, louvando também a intenção da Prefeitura de Maceió em realizar, já a partir de 2012, uma corrida de rua a cada mês e em bairros distintos, de modo a popularizar o esporte.
Os primeiros a cruzarem a linha de chegada foram José Roberto Nascimento, no masculino, e Vera Lúcia Leite, no feminino. Ao término da competição, o secretário Gustavo Toledo agradeceu a participação de todos e a contribuição de secretarias parceiras, como as de Limpeza Urbana (Slum) e de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) - já que o evento também fez alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo.
Toledo também destacou ainda que a Câmara Municipal de Maceió, por meio do vereador Silvio Camelo (PV), irá reforçar a premiação da Semel, ofertando também ao segundo colocado no Circuito o transporte para a disputa, no último dia do ano, da tradicional Corrida de São Silvestre, em São Paulo.
Destaques
Um dos destaques da prova foi o jovem José Alves, de apenas 15 anos. Apesar de ter treinado somente um dia para a corrida de 5 km, o garoto prodígio foi o campeão de sua categoria, já tendo conquistado o sexto lugar, na classificação geral, da Corrida da Indústria, no mês passado.
"Fiquei muito triste por ter chegado em sexto porque fiquei apenas vinte metros atrás do quinto colocado. Por muito pouco não ganhei a premiação. Estou mais acostumado a correr provas mais longas, por isso sofri um pouco hoje. Mas consegui dar o meu máximo no final e vencer a prova", comentou o corredor, que é treinado por outra fera do esporte em Alagoas, a maratonista Luciane Holanda, 36.
"Hoje foi velocidade pura. Mas esse menino é muito bom e conseguiu se superar. Ele corre no Village Campestre com a supervisão do meu treinador, Gerson Diniz, que logo enxergou o potencial do garoto. Por isso resolvemos investir nele", revelou Luciane, segundo colocada na prova deste domingo e que já se prepara para disputar a 2ª Maratona Internacional Maurício de Nassau, no próximo dia 31 de julho, em Recife-PE.
A prova terá 42 km e Luciane, com o apoio da Semel, espera voltar a fazer bonito, já que, no último dia 22, conquistou a 9ª colocação na Maratona Internacional de Porto Alegre-RS, tendo sido a única representante de Alagoas na capital gaúcha. "Também estou me preparando para outras duas competições, uma neste mês, em Palmeira dos Índios, e outra em julho, em Fortaleza", reforçou a tetracampeã alagoana de meia maratona.
Incentivo
Já o diretor jurídico da Organização Arnon de Mello (OAM), Djalma Mello, um dos principais incentivadores do Circuito de Corrida de Rua, parabenizou a ação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer ao se reportar à descentralização da disputa, levando-o aos bairros da periferia de Maceió. "Estamos correndo 'no quintal' das casas das pessoas, que estão com isso despertando a atenção para a necessidade de se praticar alguma atividade física. Levar a corrida, e gratuitamente, para estes bairros é de fundamental importância porque, na maioria dos casos, as pessoas não podem, por diversos motivos, deslocar-se para a orla marítima da cidade, por exemplo", argumentou Djalma, que também participou da prova deste domingo.
"O mais importante é que estamos a formar futuros cidadãos, já que nossos jovens, com o esporte, passam a adotar hábitos saudáveis e que contribuem, inclusive, à melhoria do rendimento escolar", emendou Djalma Mello.
O vereador Silvio Camelo, por sua vez, discursou aos presentes para louvar o incentivo ao esporte amador, 'já que as etapas do Circuito têm atraído cada vaz mais participantes'. Quem também fez uso da palavra foi a superintendente do Ibama em Alagoas, Sandra Menezes, que destacou o fato de se comemorar, neste domingo, o Dia Mundial do Meio Ambiente. "Também parabenizo esta ação integrada, que tem levado o esporte e a consciência ambiental para regiões carentes como esta", resumiu.
Por fim, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Toledo, destacou que o Dia do Meio Ambiente precisa ser lembrado todos os dias. "A integração das secretarias é uma prova do compromisso do prefeito Cícero Almeida para com nossa juventude, promovendo ações nos bairros e alimentando a consciência social por meio do esporte. A vitória é de todos vocês, que estão, por exemplo, a prevenir doenças", avaliou o secretário.
Presenças
Também marcaram presença ao evento o secretário municipal de Administração, Sérgio Vilela, a secretária municipal de Esporte e Lazer do município de Viçosa, Micheline Fernandes, o presidente do Instituto de Previdência Social (Iprev) de Maceió, Marcos Albuquerque, o secretário municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Ivan Bergson, o coordenador editorial da Rádio Gazetaweb, Fernando James, e a suplente do senador Fernando Collor (PTB), Ada Mello, que representou também a Arquidiocese de Maceió - a quem serpa entregue todo o alimento arrecadado com as inscrições, a fim de que sejam utilizados nas ações sociais da Igreja.
A 3ª etapa do Circuito de Corridas de Rua de Maceió contou ainda com o apoio de agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), bem como de militares do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).
Classificação
Portador de necessidade especial
Júlio César Silva
Portador de deficiência física (membro superior)
Jamerson Pereira da Silva
Geral Masculino
1º José Roberto Nascimento
2º Flávio Fernando do Nascimento
3º Diego Nascimento dos Santos
Geral Feminino
1º Vera Lúcia Leite
2º Luciane Holanda de Andrade
3º Poliana da Silva Dias