O meia atacante alagoano, Arnaldo de Brito Neto (Netinho), 20, está no Brasil, onde descansa antes do embarque para a Europa, este mês, onde será realizada a pré-temporada, com vistas à preparação para a Copa do Rei e o início do Campeonato Qatari, temporada 2011-2012. O jogador esteve em Alagoas esta semana, visitando familiares.
Netinho integra a equipe do Al Lekhwiya que, este ano, em sua primeira temporada na primeira divisão do futebol qatari, conquistou por antecipação o título da Liga do Qatar. Com a conquista da Liga, o Al Lekhwiya acabou com a hegemonia do Al Gharafa, o tricampeão.
O Al Lekhwiya pertencente ao Sheik Hamad Bin Khalifa Al Thani, herdeiro do trono do Qatar, e tem no elenco vários jogadores naturalizados. Dos 25 jogadores do Al Lekhwiya, 16 são naturais de outros países. Além de Netinho, que foi revelado nas categorias de base do Vasco da Gama, tem, também, a presença do zagueiro Luís Carlos.
Em junho passado, Netinho foi emprestado para o Al Wakrah, onde ficará por duas temporadas. A equipe também integra a primeira divisão da Liga.
Netinho foi o primeiro jogador contratado pelo Al Lekhwiya. Atuando como meia atacante, é rápido e ofensivo, sem, no entanto, perder as características de armador.
DA ZONA DA MATA ALAGOANA AO QATAR
Netinho é natural de São José da Laje, onde começou a jogar na Escolinha C.T.E. Zumbi dos Palmares, aos 11 anos. Participou do Campeonato SESI/TV Gazeta, antes de se transferir para o Vasco da Gama (RJ), onde, com 13 anos, foi vice-campeão da Copa Macaé. Em 2005, se transferiu para o Santos Futebol Clube.
Em 2007, Netinho foi para o Rio Grande do Sul, trabalhar em uma equipe da Serra Gaúcha e, em seguida, contratado pelo Internacional S.C., de Porto Alegre, antes de se transferir para a Itália, onde atuou pela Roma e pela Lazio. No ano seguinte, transferiu-se para a Alemanha, onde defendeu o Wolfsburg.
Em agosto de 2008, Netinho voltou ao Brasil para se profissionalizar, aos 17 anos, pelo time do Caxias, seguindo em seguida para a Europa, onde disputou torneios pelo Borussia Dortmund, um dos times mais tradicionais da Alemanha.
Em maio de 2009, foi convidado para uma excursão no Qatar, ao lado de outros 17 jogadores brasileiros. Foi quando o príncipe Tameem Bin Hamad Al-Thani, dono do então recém fundado time do Al Lakhwiya, pediu que contratassem Netinho, que foi o primeiro contratado da equipe.