A superintendente do Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL), Márcia Túlia participou na última sexta-feira, dia 27, de uma reunião no Sescoop/Florianópolis. A superintendente levou o modelo de trabalho desenvolvido pelo Sescoop/AL.
De acordo com Márcia Túlia, a linha adotada por Alagoas visa a contribuição para a melhoria dos processos de gestão. “O início se dá por meio de um diagnóstico, seguido de planejamento estratégico e depois de reestruturação empresarial, sempre acompanhado com o conselho de administração da cooperativa e ainda, atrelado a um processo de educação continuada que aborda procedimentos administrativos, contabilidade e ações e programas direcionados às relações humanas”, explicou Márcia.
Além de Alagoas, Ceará, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Distrito Federal participaram da atividade. A reunião apresentou o que cada Estado tem desenvolvido. Com base nas ações de cada um, foi realizado um levantamento.
“A proposta é estruturar uma lógica de ação para o monitoramento, para que cada Estado, dentro de sua capacidade de trabalho, possa levar para as cooperativas registradas no sistema, mais uma prestação de serviços, cujo objetivo é o fortalecimento do negócio respeitando as características empresariais eminentemente sociais.”, frisou Márcia.