A comunidade do Benedito Bentes, um dos bairros mais populosos de Maceió, vai ser beneficiada com a construção do que promete ser o maior espaço destinado à prática esportiva e ao lazer naquela região. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) já elaborou o projeto de construção da chamada Praça da Juventude, orçado em R$ 1,8 milhão e composto por ginásio de esportes coberto, teatro, campo soçaite, área de alongamento e até pista de skate. A Semel aguarda a liberação de recurso federal para assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Cícero Almeida (PP) e posterior início das obras.
O espaço será erguido na principal praça do bairro, a Padre Cícero, próximo ao terminal rodoviário. O secretário de Esporte e Lazer, Gustavo Toledo, reporta-se à expectativa de o projeto unir-se às ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), cujo objetivo é fomentar o policiamento comunitário em regiões cujo índice de criminalidade desperta atenção especial junto aos órgãos competentes.
“O Benedito Bentes é Território da Paz, conforme escolha do governo federal, por meio do Ministério da Justiça. Além disso, estamos a falar de um bairro cuja população cresceu muito nos últimos anos, ganhando porte de cidade. Também por isso, precisamos ofertar um digno espaço de lazer àquela comunidade, a fim de ocupar o tempo ocioso de cada criança e adolescente que habita a região”, avalia o secretário, reforçando que, de nada adiantará a entrega da Praça, ‘se não conseguirmos movimentá-la’.
“Fizemos isto com a Vila Olímpica, dando-lhe mais vida. É certo que ela ainda não está completamente pronta. Afinal, também neste caso necessitamos de recursos federais para construirmos uma piscina olímpica e um ginásio coberto”, ressalta Gustavo Toledo, sobre o espaço com mais de 200 mil metros quadrados e que já recebe centenas de jovens para a prática esportiva diária, em 14 modalidades.
Gustavo Toledo destaca ainda que a pista de atletismo, com dimensões oficiais, será em breve liberada para treinamentos. “A Vila Olímpica está pronta para receber o projeto Segundo Tempo, do governo federal, por meio do qual iremos beneficiar setecentas crianças. Isso é a prova de que estamos avançando”, reforça o secretário de Esporte e Lazer, anunciando também ações em outros bairros da capital.
“O Ginásio Arivaldo Maia, no Jacintinho, é um dos que recebem várias atividades, como o golbol, ou futebol para portadores de deficiência visual, o voleibol sentado, para portadores de deficiência física, além do projeto Trampolim, que foca a inclusão social de jovens carentes por meio da ginástica”, complementa Toledo.
Ele disse, ainda, que o objetivo é fazer o mesmo nas cerca de 20 quadras de esporte já garantidas com recurso próprio da Prefeitura de Maceió. “Buscamos levar a atividade física para todas as regiões de Maceió”, finalizou.