Trabalhadores rurais ligados a Comissão Pastoral da Terra (CPT) bloquearam na manhã desta segunda-feira (16), um trecho da rodovia federal BR-104, no quilômetro 52, no acesso ao município de Murici.
O protesto reúne cerca de 200 trabalhadores que vivem nos assentamentos Dom Helder e Pacas. De acordo com o coordenador do CPT, Carlos Lima, a manifestação acontece como forma de cobrar do Governo melhorias na estrada de acesso que liga os dois assentamentos aos acampamentos Santa Cruz, Munguca e Bota Velha.
O movimento afirma que por conta das fortes chuvas que atingiram a região, os moradores ficaram ilhados. As crianças não conseguem chegar às escolas há 20 dias e os trabalhadores não possuem meios para transportar a produção agrícola. Outro problema é que por conta da situação da estrada, até mesmo agentes de saúde não conseguem chegar ao local.
A estrada, que ainda é de barro, começou a ser construída há cerca de dois anos, mas ainda não foi concluída. Os moradores cobram uma posição do Governo Estadual, já que a obra está sendo realizado com recursos Estaduais e Federais.
A pista está bloqueada e apenas ambulâncias estão com a passagem permitida. Equipes da Polícia Rodoviária Federal e do Gerenciamento de Crises tentar acordo com os manifestantes para liberar a estrada.