O aluno/atleta Gabriel Gomes da Rocha, da Escola Estadual Theonilo Gama, localizada no bairro do Jacintinho, em Maceió, conquistou o bronze e o único de Alagoas a conseguir medalha no Campeonato Brasileiro Sub17 de Judô, neste sábado (14), na cidade de Recife (PE), no ginásio do Sport Clube Recife, na Ilha do Retiro.
O judoca alagoano ganhou a primeira luta por Ipon (pontuação máxima) contra o atleta de Sergipe. Nas quartas de finais ganhou também por Ipon do atleta do Distrito Federal. Na semi-final apesar de dominar maior tempo da luta contra o atleta baiano, mas terminou perdendo. Na disputa pelo 3º lugar conseguiu ganhar de Ipon do atleta do Piauí, conseguindo então a medalha de bronze.
Gabriel da Rocha é faixa roxa e começou a fazer Judô em 2007 no projeto Judô da Escola Estadual Theonilo Gama, que tem como professor de Educação Física e faixa preta 4º dan, Ricardo Sérgio dos Santos - que é especialista em Educação Física Escolar e em treinamento desportivo. “Os objetivos do projeto é utilizar a modalidade Judô como ferramenta de inclusão social, promover a interdisciplinaridade, formar hábitos saudáveis e descoberta de novos talentos”, explicou Sérgio.
Gabriel, em 2009 ficou em 3º lugar na etapa nacional das Olimpíadas Escolares na cidade de Poços de Caldas (MG), em 2010 conseguiu o 1º lugar na Copa Nacional Sesc Salvador. Também carrega no seu currículo quatro títulos de campeão alagoano de Judô.
“Graças ao apoio do governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, conseguimos ajuda de custo para a participação de alunos/atletas desse projeto no Campeonato Brasileiro SUB17 de Judô, evento de alto nível promovido pela Confederação Brasileira de Judô”, agradeceu o professor.
Atualmente Gabriel recebe do Ministério do Esporte o Bolsa Atleta Estudantil por ter medalhado em 2009 nas Olimpíadas Escolares. E, com o resultado de hoje garantiu o Bolsa Atleta Nacional, um recurso maior. Segundo Gabriel tais valores não só o ajudará nos investimentos atléticos, mas também no apoio a sua família.