Após perder a decisão do Campeonato Gaúcho para o rival Internacional, nas cobranças de pênaltis, a direção gremista começa a intensificar a reformulação no elenco tricolor. A ideia é anunciar até quarta-feira, dia da reapresentação dos jogadores, os reforços para a sequência da temporada de 2011.

"Eu vou me reunir junto com o Renato (técnico gremista) e o Vicente (Antônio Vicente, vice de futebol gremista) e passar a projetar o futuro. É evidente que precisamos fazer mudanças, mas não vou arrasar o meu grupo", disse presidente gremista Paulo Odone.

O técnico Renato Gaúcho já admite a dificuldade que a direção vai ter em contratar os reforços desejados.

"Jogadores que vem do exterior só poderão jogar em agosto, ai fica difícil, a gente esta analisando o mercado e a direção tem uma lista de nomes, agora é com eles", destacou o técnico gremista Renato Gaúcho, que a pós a decisão viajou para o Rio de Janeiro e só retorna na quarta-feira.

O primeiro reforço pode ser um diretor executivo de futebol, desejo antigo do presidente Odone, que no inicio do ano tentou a contratação de Rodrigo Caetano, diretor do Vasco da Gama.

Em relação a jogadores, alguns nomes estão sendo encaminhados pelos dirigentes do time tricolor, o lateral esquerdo Junior César e o volante Rodrigo Souto, os dois jogadores do São Paulo interessam e já foram procurados pelos dirigentes do Grêmio. O atacante argentino Miralles, do Colo-Colo foi procurado e o alto valor pedido pelo time chileno, 1,5 milhão de dólares (aproximadamente R$ 2,4 milhões), fez o Grêmio recuar na negociação.

Além de contratar a direção tricolor vai liberar alguns jogadores do atual grupo para procurar clube, outros serão envolvidos em troca com outros clubes, casos do atacante Borges e o do zagueiro Rafael Marques.