Seinfra conclui rede de esgoto na orla lagunar

12/05/2011 00:41 - Maceió
Por Redação

“Os mosquitos desapareceram e meus filhos pararam de ter diarreia”, conta a estudante e dona-de-casa, Marisol Veloso, de 32 anos. Na porta de casa, no conjunto Joaquim Leão, bairro do Vergel do Lago, ela comemora a melhoria da qualidade de vida da comunidade após a obra de implantação da rede coletora de esgoto, realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e administrada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

A obra de Esgotamento Sanitário da Baixa Maceió já está concluída e beneficia, além do conjunto Joaquim Leão, as comunidades dos conjuntos Virgem dos Pobres I, II e III, e outras regiões do bairro Vergel do Lago. Foram implantados 31,4 km de rede coletora de esgoto, duas estações elevatórias, que bombeiam os dejetos coletados para a estação de tratamento, e nove mil ligações domiciliares.

“Aqui na minha rua era um problema sério de esgoto a céu aberto. Hoje isso não existe mais e o Governo passou de porta em porta explicando que cada um precisa fazer a sua parte para que o sistema funcione bem, como manter um ralo de cozinha na pia, para não cair resto de comida na rede”, diz Marisol Veloso.

A conscientização sobre os benefícios e os cuidados que a população deve ter com a obra fazem parte dos trabalhos socioambientais realizados pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano da Seinfra, paralelamente à parte física do projeto. Os trabalhos são desenvolvidos continuamente nas regiões atendidas pelas obras, visando o constante diálogo com as comunidades.

Saneamento é Saúde - O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, destaca que os investimentos realizados pelo Governo do Estado na área de saneamento são também revertidos para a saúde.

“As pesquisas mostram que, anualmente, milhares de pessoas contraem doenças por veiculação hídrica, como a diarreia. A mortalidade infantil também está muitas vezes associada à falta de água e esgoto tratado. E a Organização Mundial da Saúde indica que para cada R$ 1 investido em saneamento outros R$ 4 são economizados no tratamento dessas doenças. Por isso, hoje temos uma grande quantidade de investimentos no setor, como nunca antes em Alagoas”, afirma Marco Fireman.

Dobrando cobertura - O Governo Estadual está dobrando o índice de cobertura da rede de esgotamento sanitário em Alagoas, de 15% para 30%, com projetos executados pela Seinfra no interior e na capital.

Em Maceió, outras duas grandes obras contribuem para a ampliação do índice: o esgotamento da Bacia da Pajuçara, na orla marítima, e a recuperação e ampliação do coletor tronco de esgoto da capital, que abrange os bairros da Ponta Verde até o Centro.

Em todo o Estado estão sendo implantados mais de 130 quilômetros de rede de esgotamento sanitário e mais de 120 quilômetros de rede de abastecimento de água, beneficiando cerca de 1,1 milhão de alagoanos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..