Entre 768 empresas de capital aberto da América Latina, a Petrobras registrou o maior volume de vendas em 2010, com US$ 128 bilhões - crescimento de 22% ante 2009 -, segundo estudo divulgado pela consultoria Economatica nesta quinta-feira. Em seguida, aparece a também brasileira Vale, que cresceu 79% na comparação com o ano anterior e obteve vendas de US$ 49,9 milhões.
Caso fossem incluídas empresas dos Estados Unidos, a Petrobras ficaria com a oitava posição, atrás de Walmart, Exxon Mobil, Chevron Texaco, Conocophillips, General Electric, General Motors e Ford. Já a Vale ocuparia apenas o 37º lugar, de acordo com a Economatica. Para fazer o ranking, a consultoria converteu os valores declarados pelas empresas pelo dólar de 31 de dezembro.
Entre as 30 maiores empresas em vendas da América Latina, o Brasil é representado por 16 companhias, enquanto o México tem oito e o Chile aparece com quatro - Colômbia e Argentina têm uma empresa no ranking cada. O setor mais representativo é o de Alimentos e Bebidas (8), seguido por Telecomunicações (6) e Petróleo e Gás (4).