Fomento e linhas de crédito da Afal serão mostrados na V Feira dos Municípios

Redação|

A agência de Fomento de Alagoas (Afal) vai participar da V Feira dos Municípios Alagoanos, que acontece de 12 a 15 de maio, no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, com informações sobre linhas de crédito e os programas na área de fomento ao desenvolvimento de Alagoas. Durante a feira, técnicos da Afal vão prestar informações em um espaço dentro do estande da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).

No espaço o visitante poderá receber informações a respeito dos produtos disponibilizadas pela Agência, quais as linhas acessíveis para cada perfil empresarial, e fazer, via internet, simulação a respeito de financiamentos, além de obter informações a respeito de planos de negócios.

Atualmente a Agência trabalha com cinco linhas de crédito produtivo, oferecendo capital de giro e fixo, atreladas a programas de políticas públicas governamentais, a exemplo da linha de apoio aos arranjos produtivos locais (APLs), às cooperativas de crédito e a linha compras governamentais, elaborada em parceria com a Agência de Modernização da Gestão de Processos (AMGESP).

Na área de fomento a Agência vai apresnetar os diversos programas que fazem parte de sua carteira de projetos em prol do desenvolvimento sustentável e inclusão socioeconômica da população de baixa renda. Entre os programas, o Alagoas Cidadã, que aposta na educação financeira e cidadania para reduzir índices de pobreza e desigualdade, estimulando o empreendedorismo, inclusão financeira, inclusão digital e bancarização.

Para a coordenadora de projetos, Cecília Bonilla, a Feira será mais uma ótima oportunidade para a Afal se mostrar à sociedade alagoana com seus produtos de crédito, como também para divulgar projetos e editais que estão em andamento, com foco na dinamização da economia alagoana, por meio de parcerias estratégicas e ações em várias regiões do estado.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Afal, Fábio Leão, “será oportuno conversar com os prefeitos e secretários, além das equipes técnicas, para mostrar os programas já em curso em diversos municípios do Estado”. Ele acrescenta que a Afal abriu um processo junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para ter autorização para operar com linhas de financiamento para municípios.

“Além de mostrar os programas e as linhas de crédito, será muito importante conversar com os administradores municipais para mostrar as possibilidades de ação de uma agência de fomento que trabalha com o objetivo de construir soluções inovadoras para a promoção do desenvolvimento de longo prazo e em bases sustentadas para o estado”, acentuou o diretor de Desenvolvimento e Projetos.

Liberações – No primeiro trimestre de 2011 a liberação de crédito da Afal teve crescimento de 63.98% com relação ao ano passado, com desembolsos de capital próprio da agência. A maior demanda foi pela linha Crédito Competitivo Competitivo para MPEs que atuam nas áreas de comércio e serviços, além de financiamentos através da linha Compras Governamentais, para empresas exclusivamente alagoanas, que tenham recursos a receber através de licitações públicas do Estado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados