A experiência inovadora da Secretaria de Educação de Viçosa na melhoria da qualidade dos alimentos oferecidos aos alunos da rede municipal foi um dos destaques da apresentação feita pela secretária Ana Paula Calazans no XL Painel Latino Americano de Integración, que nos dias 6 e 7 deste mês reuniu autoridades de 25 municípios do Brasil e da América Latina em Curitiba (PR).

No evento, promovido pela Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social (Cipis), a Prefeitura e a secretaria foram agraciadas com o Prêmio Integración Latinoamerico 2011 (troféu e diploma), em reconhecimento à inovação, dedicação e seriedade com que têm atuado na aplicação de recursos destinados ao setor.

Acompanhada do prefeito Flaubert Filho, de representantes do Conselho Municipal de Educação, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteal) e de coordenadores escolares, Ana Paula Calazans apresentou as principais ações de sua pasta. Entre eles, o Programa de Alimentação Saudável, que tem contribuído para a significante melhoria do valor nutricional da merenda escolar.

Além da utilização do que é produzido pelos agricultores familiares do próprio município, o programa promove a capacitação regular de merendeiras sobre noções de higiene, nutrição e aproveitamento dos alimentos. Experiência bem sucedida que deu um salto de qualidade nas refeições servidas nas escolas.

“Participar de um evento desse porte foi muito gratificante e proveitoso para a cidade de Viçosa. Um momento muito rico. É uma honra representar o estado de Alagoas, apresentar o que temos feito em defesa dos nossos alunos para gestores nacionais e internacionais e, também, conhecer projetos inovadores de outros lugares”, disse a secretária Ana Paula.

A explanação da delegação alagoana chamou a atenção dos presentes, a exemplo de Carla Lorena Pinto, Alcaldesa Municipal de Quillacollo, na Bolívia – o equivalente ao cargo de prefeita no Brasil -, que convidou a equipe alagoana para as comemorações da festa de aniversário da cidade boliviana e para uma maior integração e troca de experiências. “Além da gestora boliviana, muitas outros ficaram interessados em conhecer nosso trabalho”, completou Ana Paula.

A secretária fez ainda um balanço de outras ações, como os cursos de formação continuada para professores, com investimento do próprio município; capacitação de pessoal; ampliação do número de oferta de matrículas; oficinas de arte e cultura, cursos de informática, música e dança; atividades esportivas e de educação ambiental para os alunos, além da implantação dos programas de Educação de Jovens e Adultos e o Brasil Alfabetizado.

Como destaque citou ainda o Laboratório de Aprendizagem que acompanha todo o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ao 9º ano com o intuito de evitar as distorções de idade-série e identificar e corrigir as deficiências no aprendizado.