Vídeo:Santos perde Ganso, empata com Corinthians e decisão fica para Vila

08/05/2011 16:42 - Futebol
Por Redação
Image

Terminou sem gols o primeiro jogo das finais do Campeonato Paulista entre Corinthians e Santos. Com a vantagem de atuar no Estádio do Pacaembu, o Corinthians não conseguiu passar pelo bem posicionado (e pouco criativo) time do Santos, empatando em 0 a 0 os 90 minutos iniciais da decisão e deixando a vantagem de decidir na Vila Belmiro para o time comandado por Muricy Ramalho.

O Corinthians, cujos jogadores entraram em campo com os nomes de suas respectivas mães nas camisas, assumiu a velocidade como sua principal arma. Tomando conta do meio de campo, os donos da casa cercaram muitas vezes o gol defendido por Rafael, principalmente com Bruno César e Liedson - Jorge Henrique e Dentinho, apagados, ofereceram pouco perigo. Na defesa, Wallace ocupou a lateral direita no lugar de Alessandro e não comprometeu.

O Santos tentou surpreender na escalação. Na véspera do clássico, Muricy Ramalho treinou com Rafael; Jonathan, Durval, Edu Dracena e Pará; Adriano, Danilo, Alex Sandro, Elano e Ganso; Neymar; porém, ao entrar em campo, o time era escalado no 4-4-2, com Alex Sandro deslocado para a vaga de Pará e Zé Eduardo compondo o ataque com Neymar. Ganso, apagado no primeiro tempo, deu lugar no intervalo para Alan Patrick.

O jogo

Jogando em casa, o Corinthians não esperou para fazer pressão no Santos, e logo aos 3min do primeiro tempo, Paulinho aproveitou a sobra de bola na intermediária para mandar rente à trave direita de Rafael. Com melhor toque de bola e domínio no meio de campo, o time de Tite só foi ameaçado aos 6min, em cruzamento de Elano que Júlio César cortou, criando um contra-ataque desperdiçado por Liedson. Porém, sem chances perigosas, os dois lados passaram a buscar jogadas em lançamentos mal-sucedidos.

Os santistas passaram então a procurar espaço pelo lado direito, principalmente com Elano. Aos 16min, Neymar tentou uma jogada individual, mas acabou desarmado pela zaga na área. A resposta veio dois minutos depois: Liedson recebeu na área, girou em cima da marcação e cruzou fechado - Rafael saiu bem e cortou, deixando a bola sobrar para sua defesa completar o serviço. Neymar ainda tentou pela esquerda aos 24min, mandando no pé da trave, mas Bruno César respondeu no contra-ataque e, sozinho, mandou por cima do gol de Rafael.

Sem repetir a pressão dos minutos iniciais, o Corinthians passou a lidar com a pressão da torcida, que pedia a entrada de William. No ataque, Liedson chegou a pedir um pênalti aos 33min, mas sem convencer Cleber Wellington Abade. Porém, Fábio Santos aproveitou a sequência do lance na esquerda e bateu cruzado, com perigo, para fora. Cinco minutos mais tarde, Liedson teve novo contra-ataque pela direita, mas Durval travou a jogada após o passe para Dentinho e levou o camisa 11 ao chão. O mesmo Liedson teve a chance aos 45min, mas cabeceou para fora o cruzamento que recebeu pela esquerda.

No segundo tempo, a melhor chance da partida veio aos 10min: Alan Patrick foi lançado pela esquerda e tocou por cima de Júlio César, mas Chicão tirou em cima da linha. Dois minutos depois, depois de um primeiro tempo discreto, Neymar recebeu na entrada da área e mandou no travessão.

No banco, Tite resolveu atender à torcida e William na vaga de Dentinho, mas a defesa se complicava: aos 15min, Neymar abriu com estilo na esquerda para Alan Patrick, que devolveu para o camisa 11 na área - a defesa, porém, se antecipou bem e evitou o gol.

O Corinthians melhorou nos instantes finais, levando perigo ao gol de Rafael. Aos 39min, Jorge Henrique achou Liedson na área e o centroavante acertou a trave da meta santista. A pressão prosseguiu até os minutos finais, mas o empate sem gols foi o resultado final.

Nenhum dos dois times, porém, conseguiu ir às redes do rival. Terminado o jogo no Estádio do Pacaembu, os dois times voltam a se enfrentar no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), na partida de volta na Vila Belmiro. O vencedor assegura o título, enquanto novo empate leva a decisão para os pênaltis.

Corinthians 0 x 0 Santos

Corinthians
Júlio César; Wallace (Ramirez), Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Bruno César (Morais) e Jorge Henrique; Dentinho (William) e Liedson. T: Tite

Santos
Rafael; Jonathan, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Adriano, Danilo, Elano (Pará) e Paulo Henrique Ganso (Alan Patrick); Zé Eduardo (Keirrison) e Neymar. T: Muricy Ramalho

Cartões amarelos
Corinthians: Wallace
Santos: Danilo e Neymar

Renda e público
R$ 1.412.840,00/34.547 pagantes

Árbitro
Cleber Wellington Abade

Local
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..