O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira (6) que o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril indica que a trajetória da inflação começou a mudar. O índice do IBGE, considerado a inflação oficial do país, ficou em 0,77% em abril e acumula alta de 6,51% em 12 meses, ultrapassando o teto da meta estabelecida pelo Banco Central para este ano, de 6,5%.

Segundo Mantega, o índice de abril "ainda está alto", mas ficou abaixo do esperado pelo mercado.“O pior momento da inflação está passando, está sendo deixado para trás em abril e, a partir de maio, os preços vão começar a cair no Brasil de modo que a inflação estará sobre controle", disse. "Nós já poderemos respirar em maio, esperando uma inflação do IPCA em torno de 0,45% a 0,50%”, acrescentou.

Mantega destacou que os preços das commoditites está "caindo fortemente" no mercado internacional o que terá influência no preço dos alimentos e no dos combustíveis.

"No Brasil, a safra agrícola já começou e os preços dos alimentos estão caindo e, daqui para a frente, mais ainda", disse o ministro, que também destacou que está havendo um arrefecimento dos preços de serviços.

“Estamos no chamado ponto de inflexão, ou seja, revertendo, num momento em que muda a direção da inflação para baixo”, disse.

Apesar de o IPCA acumulado em 12 meses ter chegado a 6,51% em abril, o ministro considerou que a inflação no período "tecnicamente é considerada dentro da meta".

Para Mantega, a variação que superou levemente o topo da meta, que é 6,50%, ainda é considerada "na meta". "O que interessa para nós é a inflação de janeiro a dezembro, e essa não vai vai passar da meta. O que mais importa é olhar para frente e não olhar para trás", disse.