As novas tecnologias da agricultura de precisão estão chegando com mais rapidez às lavouras brasileiras, e o monitoramento da produção das lavouras já pode ser feito à distância, sem que o agricultor tenha de estar no campo. Ao acessar a internet, de qualquer lugar do mundo, o produtor tem condições de supervisionar todas as etapas do plantio, bem como adotar práticas que melhoram a performance das máquinas e reduzem o custo de manejo das terras.

A telemetria, como é chamado o sistema que permite a transferência automática de dados sobre a produção ao produtor que contrata o serviço, chega a custar perto de R$ 9 mil e hoje é oferecida pela Massey Fergusson, líder no mercado brasileiro de tratores. A tecnologia AGCommand foi apresentada durante a 18ª edição da Agrishow, maior feira agrícola do país, que teve início nesta segunda-feira (2) e se estende até sexta (6).

A proposta do produto, que começa agora a ser conhecido pelos produtores, além de consistir no gerenciamento das lavouras – o maquinário indica onde está, se está parado e, nesse caso, há quanto tempo -, é gerar relatórios online com dados sobre a produtividade do terreno. A cada 60 segundos, o sistema capta as informações e, de 15 em 15 minutos, o site é alimentado via GPRS (tecnologia de transmissão de dados).

“A gente percebe que o perfil do produtor está diferente. Vejo nossos clientes usando internet no celular, Twitter...Tinha que ser lançado um produto para essas pessoas. Oferecemos a telemetria embutida em algumas máquinas, mas também vendemos separadamente", disse o coordenador de marketing da área de solução em tecnologia avançada da Massey, Niumar Aurélio. Quem contrata a tecnologia tem de pagar taxa para a empresa apenas após três anos.

A Valtra, empresa de tratores com maior inserção no setor canavieiro, também oferece a mesma tecnologia de transmissão de dados pela internet. No estande da Agrishow, o visitante encontra novidades que permitem incrementar os processos produtivos nas lavouras, “sem sair do escritório”, como se refere a empresa sobre uma das principais vantagens do serviço.

“Para nós, o importante não é apenas disponibilizar um produto, mas ter uma solução completa para o processo produtivo”, disse o coordenador de marketing de produtos de ATS (tecnologias avançadas) da Valtra, Rafael Costa.

Durante a Agrishow, a John Deere apresenta, entre seus lançamentos, dois modelos de colhedoras que contam com computador de bordo como item de linha. “O computador Auteq oferece a oportunidade de monitorar no escritório os dados de trabalho do equipamento em tempo real”, disse a empresa, por meio de nota.

Mais precisamente
A agricultura de precisão ainda conta com tecnologias como a da New Holland que, embora ainda não tenha adotado a telemetria, possui soluções para aumentar a eficiência da produção. O equipamento Barra de Luz EZ-Guide, por exemplo, permite que o produtor oriente suas atividades no preparo do solo, no plantio e na pulverização, independentemente do porte da lavoura.