A Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) está definindo com o governo de Alagoas um plano de ação para os próximos quatro anos. Nessa nova parceria, as áreas que já receberam apoio nos primeiros quatro anos serão mantidas, mas novas áreas poderão ser incluídas.


De acordo com o diretor de Projetos da AECID, Alejandro Muñoz, as áreas de fortalecimento institucional, fomento à produção, turismo e aqüicultura e pesca continuarão a receber apoio.


Para os próximos quatro anos, novas áreas poderão ser incluídas, como o apoio à cadeia da ovinocaprinocultura e à pecuária leiteira, mas Alejandro Muñoz preferiu não confirmar. “Ainda está havendo as discussões, o plano de ação ainda está sendo elaborado”, disse, durante a inauguração da Depuradora de Ostras do município de Coruripe, na manhã desta segunda-feira (2).


Para a construção da Depuradora, que é única no Brasil e tem capacidade para beneficiar até 10 mil ostras por dia, a AECID investiu 300 mil dólares. “Mas a Agência também pode atuar em parceria na questão social, de capacitação, transferência de tecnologia, não apenas na parte de estrutura física, e isso pode ocorrer nas novas áreas que serão apoiadas”, adiantou.


O embaixador da Espanha no Brasil, D. Carlos Alonso Zaldívar, frisou que o que está dando certo deve ter continuidade. “Vejo que aqui todos estão satisfeitos com a Depuradora, por isso, vamos continuar com nosso apoio. E vamos tentar levar também uma delegação de maricultoras dessa região para conhecer o trabalho de maricultura lá na Espanha”, afirmou o embaixador.

O coordenador geral da AECID no Brasil, Jesús Molina, também participou da inauguração da unidade, que vai receber a produção de ostras de pelo menos cinco associações em todo o Estado, desde o Litoral Norte até o Litoral Sul.