Em uma manhã muito movimentada na Câmara de Maceió, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o requerimento apresentado pelo vereador Théo Fortes (PT do B) que cria a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que vai apurar os preços ofertados pelas distribuidoras em toda Maceió.
O presidente da Casa, Galba Novaes, anunciou que deverá nomear os membros da CEI nos próximos dias, garantindo a participação do propositor do grupo de trabalho.
O assunto ganhou espaço no plenário da Casa de Mário Guimarães, nesta terça-feira (03). O primeiro a questionar o aumento no preço dos combustíveis foi o vereador Oscar de Melo, que considerou abusivo para o consumidor alagoano.
Segundo ele, em viagem rápida ao município de Messias, encontrou gasolina sendo vendida por R$ 2,82, enquanto postos de Maceió, o preço já chega a R$ 3,31. O vereador pediu uma fiscalização por parte dos órgãos competentes, para proteger o consumidor local.
Já o Presidente da Câmara de Maceió, Galba Novaes (PRB), questionou os preços ofertados pelas distribuidoras de combustível em Maceió, classificando como ‘assalto a mão armada’.
“Vamos formar uma comissão para realizar uma visita ao Ministério Pública Estadual de Alagoas (MPE/AL) para cobrar uma posição firme do órgão, com o objetivo de questionar esse preço absurdo dos combustíveis e, solicitar cumprimento da lei”, esbravejou Novaes, ressaltando que não abre mão da funcionalidade da Casa.
Heloísa Helena lembrou também que os números da indústria apontam para uma frota de combustíveis no País na ordem de 80% e, apesar disso, o governo federal utiliza a Petrobrás apenas para lucro com investimentos na Bolsa de Valores.
A vereadora considera, ainda, que falta pulso do governo para controlar a produção cada vez maior do açúcar, em detrimento da população, reduzindo a produção de álcool. O vereador Galba Novaes lembrou que isso não ocorre pela primeira vez. "Até mesmo Acre e Rondônia chegaram a vender álcool mais barato que Alagoas, ou seja, estados que todos sabemos das dificuldades para se chegar até lá", considera Novaes.
Ele afirma que é necessário esclarecer à população o que está acontecendo. E lembra que a Câmara paga a gasolina a R$ 2,95, enquanto a população em geral paga mais caro que isso.
