Mais três municípios estão decretando estado de emergência em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias: Japaratinga e Jacuípe no Norte do Estado e Colônia Leopoldida. Oficialmente agora já são nove cidades com decretos: Jundiá, Novo Lino,São Luis do Quintunde,São Miguel dos Milagres, Campestre e Porto de Pedras. O prefeito de Paripueira Abrahão Moura, já fez o Nopred, que é a primeira notificação. Rios transbordaram inundando e destruindo casas. Dezenas de pessoas já estão desalojadas.
Em Japaratinga, segundo o prefeito Bruno Loureiro as águas do rio Copaoba invadiram ruas, casas e lojas do centro da cidade. Foram mais de 15 horas de chuva que deixaram 165 casas danificadas e 35 destruídas. Ele disse que 120 pessoas já estão desalojadas.
Em Jacuípe , cidade que ainda se recupera da enchente de 2010, o rio Jacuípe voltou a subir inundando novas casas. O balanço parcial aponta 200 pessoas já desalojadas. A situação do município se agravou porque qualquer tipo de ajuda só pode chegar de helicóptero. O prefeito Amaro Jorge já comunicou a Defesa Civil Estadual a situação do município. Em Colônia Leopoldina o rio Jacuípe deixou três bairros e parte do centro inundados. Os números apontam 200 casas atingidas, 2 destruídas e 52 famílias desalojadas nos bairros Belo Jardim, Caboje,Mussum. O posto de saúde do distrito Mangueira está completamente alagado. O prefeito Cássio Alexandre está transferindo as famílias para abrigos e escolas.
Pernambuco
O Diretor de Gestão Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Gino de Oliveira, explicou que as chuvas de Pernambuco estão caindo lá em uma bacia que não tem relação com as regiões do Mundaú e do Paraíba e, que por isso, não há motivos para acreditar que essas precipitações atinjam Alagoas.
Os técnicos da Semarh pediram para avisar que as chuvas estão atingindo Alagoas na parte do Litoral Norte, na fronteira com Pernambuco, onde estão afetando as cidades de Jacuípe, Jundiá, Campestre e Novo Lino. Equipes da Defesa Civil Estadual, que estavam em Maragogi, já foram deslocadas para esses municípios e estão tomando as devidas providências emergenciais.
A população atingida pelas enchentes de 2010 estava começando a se preocupar e estavam difundindo que estava vindo uma nova enchente para a região, o que não está confirmado.
Atualizado às 15h15.