O árbitro alagoano, Francisco Carlos Nascimento, o “Chicão”, está desde o dia 25 participando do treinamento realizado pela CBF em Teresópolis, no Rio de Janeiro. O Curso de Aprimoramento de Árbitragem que a CBF está promovendo na Granja Comary é ministrado por instrutores formados pela Fifa. O coordenador geral é Manoel Serapião Filho, responsável pela parte técnica do treinamento.
O curso reúne árbitros e FIFA e aspirantes ao quadro internacional da entidade, caso de Francisco Carlos Nascimento. O treinamento mescla teoria e prática, onde são apresentados aos profissionais, vídeos e apresentações.
O instrutor do curso, Manoel Serapião Filho, é ex-árbitro internacional. Segundo ele, o objetivo do curso é padronizar a arbitragem brasileira. Tanto no aspecto de postura e expressão corporal, quanto no quesito interpretação. “É claro que interpretação é algo individual e subjetivo, mas o que buscamos é padronizar para diminuir cada vez mais os erros”, afirmou o instrutor.
Para o instrutor, todos estão sujeitos a cometer erros. Para ele, o papel da CBF é dar apoio aos árbitros, orientar e realizar cada vez mais cursos como este para diminuir as possibilidades de um equívoco na marcação ou não de uma infração.