A rainha Marta, cinco vezes consecutivas eleita pela Fifa melhor jogadora do Planeta, receberá mais uma homenagem do governo de Alagoas. Desta vez, Marta ganhará um memorial cuja pedra fundamental será lançada na ocasião da presença da Seleção Brasileira Feminina que fará um jogo amistoso contra o selecionado do Chile. A partida foi confirmada pelo secretário-adjunto do Esporte, Jorge Sexto, para o próximo dia 14 de maio, às 16 horas, no Estádio Rei Pelé.
“Em verdade, esse memorial é um desejo antigo do governador Teotonio Vilela desde quando foi entregue o ginásio na cidade natal de Marta, Dois Riachos, há dois anos. A intenção inicial do projeto era fazer o memorial também em Dois Riachos, mas o governador preferiu mudar para o Estádio Rei Pelé, em Maceió, por causa do apelo turístico e por circular muito mais gente para apreciar a homenagem”, explicou o secretário.
Dois Riachos está encravada no sertão de Alagoas e fica a 193 Km da capital.
Segundo o secretário, a torcida de todos é para que a rainha do futebol seja convocada pelo técnico da seleção brasileira para o amistoso contra o Chile. “Acreditamos que o fato de Marta ser alagoana, logicamente será um motivo pertinente para que tenhamos a rainha jogando pela primeira vez no Rei Pelé, embora ela esteja atuando no Estados Unidos, atualmente”, avaliou.
O projeto do memorial foi desenvolvido pelo arquiteto Raul Cleto, assessor Especial do gabinete da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). “Inicialmente, o memorial seria construído ao lado do ginásio, em Dois Riachos, mas o governador vai fazer no estacionamento do Rei Pelé que será muito mais visitado”, revelou o arquiteto.
Ginásio e hall da fama: duas homenagens anteriores
Marta já havia recebido duas homenagens por parte do governo de Alagoas. A primeira foi fincar sua impressões plantares (pés) no Hall da Fama, localizado no Estádio Rei Pelé, em 2007, e onde estão imortalizados homenagens a craques como Pelé, Garrincha e diversos “monstros” sagrados do futebol.
Depois, em 2009, o governador Teotonio Vilela entregou à Marta um ginásio que leva o nome da craque, na sua cidade natal. A inauguração ocorreu no dia 27 de março daquele ano, cujos recursos investidos foram na ordem de R$ 600 mil.