Os técnicos de extensão rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) estão passando por uma série de capacitações para aperfeiçoar o atendimento aos agricultores familiares. Os temas foram escolhidos de acordo com a demanda dos programas conduzidos pela Seagri.

Coordenadas pela Superintendência de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, as capacitações envolvem os técnicos de todas as Gerências Regionais da Seagri. “Todas as turmas já estão fechadas e as capacitações vão reforçar o conhecimento dos técnicos. Eles serão melhor preparados, vão receber informações atualizadas e, no final, quem ganha será o agricultor”, frisou a superintendente Rita de Cássia.

Entre os treinamentos ministrados, estão a inseminação artificial, treinamento em cultura do milho, implantação de mudas de banana, associativismo, cooperativismo, crédito rural, elaboração de projetos de custeio, Projovem Campo e emissão de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf).

“É determinação do governador Teotonio Vilela que o atendimento aos agricultores familiares seja prioritário. Para isso, é necessário que os técnicos estejam treinados, preparados para levar todas as novidades e permitir que o agricultor tenha acesso aos nossos programas”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

Agenda – O curso de inseminação artificial em bovinos ocorre no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha, de 25 a 29 de abril. Nos dias 26, 27, 28 e 29 deste mês haverá o planejamento das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e capacitação para emissão de DAP nas Gerências Regionais da Bacia Leiteira (Batalha), Alto Sertão (Delmiro Gouveia), Médio Sertão (Santana do Ipanema) e Vale do Paraíba (Palmeira dos Ídios), respectivamente.

De 2 a 6 de maio, os técnicos participam de uma capacitação sobre associativismo e cooperativismo, no Centro de Treinamento do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Capina (PE). Já nos dias 10, 11 e 13 de maio, haverá planejamento das ações de Ater e treinamento para emissão de DAP nas Gerências Regionais do Baixo São Francisco (Penedo), Agreste (Arapiraca), Litoral Norte (Porto Calvo) e Metropolitana (Maceió), respectivamente. Os técnicos das duas últimas Gerências serão capacitados em Maceió, na sede da Seagri.