Operários trabalham nesta terça-feira para detonar o bloco de rocha de 600 t, ou mais de 300 m³, que rolou para a estrada Grajaú-Jacarepaguá durante as fortes chuvas que atingiram o Rio durante a noite de segunda e madrugada de hoje. Mesmo com a melhora no tempo, é preciso que o solo esteja totalmente seco para poder implodir a pedra. Com isso, a via continua interditada nos dois sentidos. Equipes da Geo-Rio foram deslocadas para o local com o objetivo de fazer a avaliação geotécnica da encosta.
Agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Guarda Municipal orientam os motoristas no local e através de painéis com mensagens. Os condutores devem evitar estrada. A melhor opção de rota, no sentido Jacarepaguá, é o Alto da Boa Vista e a Linha Amarela e, no sentido Grajaú, a estrada do Pau Ferro e também a Linha Amarela.
Outras vias devem ser evitadas. É o caso das ruas no entorno da praça da Bandeira e da avenida Francisco Bicalho. A prefeitura trabalha na remoção de 14 ônibus e cerca de 30 veículos de passeio que ficaram retidos no local. Cerca de 10 reboques operavam no local desde a madrugada. Agentes da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) atuaram em áreas de bloqueio e faz um trabalho de rescaldo na praça da Bandeira. A região da Leopoldina também apresenta problemas, como retenção no trânsito e muita lama