A Federação Alagoana de Futebol(FAF) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas(UFAL) promoveu um café da manhã para apresentar o troféu em homenagem aos 50 anos da universidade, que será entregue ao campeão alagoano de 2011.
Estiveram presentes na solenidade o presidente da FAF, Gustavo Feijó, a magnífica reitora da UFAL, Ana Dayse Dória, além de membros das respectivas entidades esportivas e de ensino.
Antes de qualquer pronunciamento, o “Troféu UFAL 50 Anos” foi descerrado, por Gustavo Feijó, Ana Dayse Dória e Fredy Correia, artista plástico que produziu a obra de arte. Segundo o artista, a taça foi inspirada na cultura alagoana, uma vez, que tem o desenho de uma jangada e um peixe estilizado. “Assim como os outros troféus que produzi, costumo me inspirar na cultura local. Este ano pensei nos jangadeiros, que tem como sustento a pesca. Para o ano que vem, já estou bolando alguma coisa como homenagear Calabar ou Zumbi”, disse Fredy Correia.
O artista plástico é responsável pelos troféus que serão entregues, como o de campeão do “turnão”(ASA), o do quadrangular, que ainda será decidido e também das taças finais, de campeão e vice. Fredy Correia ficou surpreso, ao ser informado que daria nome a um desses troféus.
O presidente Gustavo Feijó, elogiou a parceria com a UFAL na criação deste troféu para o campeão alagoano. “Quero parabenizar o artista Fredy Correia pelo trabalho, a magnífica reitora Ana Dayse Dória, pela parceria e pelos 50 anos da UFAL, e reforçar o desejo de intensificar ainda mais essa parceria, entre esporte e educação. Desde já, quero deixar as portas abertas, para os alunos de educação física participarem do dia a dia do futebol, e poder contar com essa Universidade sempre que preciso”, afirmou Feijó.
A reitora da UFAL, falou no trabalho que vem sendo feito para estruturar o futebol alagoano e também deixou em aberto a possibilidade de parceria com a federação. “Esse é um momento importante para todos nós. Por que esse ano estamos celebrando os 50 anos da Universidade Federal de Alagoas, e mais do que isso, continuamos reforçando as nossas parcerias. Parabenizo o artista plástico pelo bem trabalho e o presidente Gustavo Feijó, que tem lutado incansavelmente pelo nosso futebol. A instituição está aberta a novas idéias e parcerias”, afirmou a reitora.
Já existem quatro troféus produzidos para este campeonato Alagoano. O primeiro, do “turnão”, será entregue ao campeão ASA, apenas no último jogo. A outra taça será entregue ao campeão do quadrangular, no sábado, enquanto o troféu apresentado nesta terça será entregue ao campeão alagoano definitivo.
A curiosidade do evento foi ausência de boa parte da imprensa. As fortes chuvas que atingiram a capital alagoana atrapalharam os planos de muitos meios de comunicação, além de ficarem desfalcados por conta da cobertura das enchentes e destruições na capital alagoana. Sendo assim, o portal Cada Minuto foi o único presente na solenidade.