A Prefeitura de Arapiraca, através do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira, o seminário Campanha da Voz. O evento aconteceu na Escola de Governo Célia Rocha e é destinado a profissionais que tem a voz como instrumento de trabalho, a exemplo dos professores.
Na programação três importantes palestras. “ Disfonia Ocupacional: uma realidade entre os professores do município de Arapiraca”, proferida pelo fonoaudiólogo da rede municipal , Robson Caique. Na sequencia, fala a especialista com Mestrado e Doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas, Gabriela Sóstenes. Para finalizar o cirurgião de Cabeça e Pescoço, Artur Jorge de Brito, apresenta “ Refluxo X Voz”, dando especial destaque as doenças que acometem a fala e que têm reflexo nos problemas de estômago.
" Muito importante que os profissionais que usam a voz observem os cuidados necessários para a prevenção das doenças", comentou a coordenadora do CEREST, enfermeira Sandra Márcia. Segundo ela, dados indicam os professores como uma das categorias que mais apresentam problemas decorrentes da fala , incluindo afastamento da sala de aula. " Com a prevenção é possível atenuar muitos desses problemas", ressaltou