A Polícia Federal em Tabatinga (Havia várias cédulas escondidas entre folhas de jornal) prendeu, na quarta-feira, no aeroporto do município, três brasileiros suspeitos de evasão de divisas e tráfico de animais. Com eles, os agentes apreenderam US$ 102 mil e 780 peixes - escondidos em malas molhadas.
Durante fiscalização, os policiais notaram que malas estavam molhadas. Os donos, que chegavam de da capital amazonense, afirmaram que traziam consigo peixes vivos e que iriam vendê-los na cidade de Letícia, na Colômbia (cidade fronteiriça de Tabatinga). Ao abrirem as malas, os oficiais encontraram 500 alevinos de Aruanã da espécie Preta e 280 alevinos da espécie Bodó Cascudo, os quais foram encaminhados ao Ibama para serem devolvidos ao rio Solimões.
Os acusados foram levados à delegacia de Polícia Federal em Tabatinga, onde foi constatado em uma das bagagens havia várias cédulas de dólares em um saco plástico presas à fitas adesivas. Em outra mala, havia dólares dissimulados entre copos descartáveis plásticos de 500 ml. Em outra, havia outras cédulas escondidas entre folhas de jornal. Um dos suspeitos disse que receberia R$ 300 pelo transporte até Tabatinga.
Esta foi a maior apreensão de dinheiro da Delegacia de Polícia Federal em Tabatinga. Ela superou uma ocorrência de 2010, na qual USS 80 mil foram apreendidos.