O secretário da Defesa Social, coronel Dário Cesar, recebeu nesta sexta-feira (15) um grupo de vereadores da cidade de Traipu, que solicitou acompanhamento policial durante os trabalhos de investigação por parte da Comissão Especial de Inquérito. A CEI foi instalada para investigar desvio de recursos da merenda escolar no município.
Os vereadores Erasmo Araújo Dias, José Valter Santos e José Ezequiel dos Anjos relataram ao secretário o clima de insegurança vivido em Traipu, após a deflagração da operação Mascoth pela Polícia Federal. A investigação da PF apurou o desvio de recursos federais destinados à merenda escolar, resultando na prisão temporária de gestores municipais.
“Após a instalação da Comissão Especial de Inquérito, começamos a receber ameaças de morte por telefone”, disse o vereador Erasmo Dias, presidente da CEI.
Além de um reforço da Polícia Militar na cidade nos dias de sessões da Câmara Municipal, o grupo de vereadores pediu acompanhamento policial quando os membros da CEI forem vistoriar as escolas localizadas na zona rural do município. “Tememos por um atentado contra nossas vidas quando precisarmos ir até esses locais”, afirmou o vereador Valter Santos.
Após ouvir os vereadores, o secretário sugeriu que o grupo encaminhasse a programação de atividades da CEI para que a PM possa fazer acompanhamento policial nas visitas aos povoados. Dário Cesar garantiu ainda enviar uma equipe do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) para reforçar a segurança no município nos dias de trabalhos legislativos.
“Assim que receber a programação de trabalho da Comissão de Inquérito, irei repassar ao 3º Batalhão da PM (sediado em Arapiraca) para seja providenciado o acompanhamento policial dos vereadores”, afirmou. Participou também da reunião o secretário adjunto da Defesa Social, delegado José Edson.