Os agricultores da Região Agreste serão beneficiados com a entrega de mais de 127 toneladas de sementes, nesta segunda-feira (18), em Arapiraca, a partir das 9h, numa solenidade que vai ocorrer no galpão da Governadoria, em frente à Rodoviária, com a presença do governador Teotonio Vilela Filho.

São sementes de feijão, milho e mamona, que vão garantir o plantio e a safra de 2011. No mesmo dia, segunda-feira, haverá a entrega de sementes em São José da Tapera, numa solenidade marcada para às 10h30, no Posto Carreteiro, na entrada da cidade, também com a presença do governador Teotonio Vilela, agricultores e lideranças do segmento.

Em São José da Tapera, haverá a entrega de mais de 61 toneladas de sementes de milho, feijão e algodão, que vão beneficiar os agricultores dos municípios do Médio Sertão. Para a região do Alto Sertão, serão destinadas mais de 31 toneladas de sementes e, para a Bacia Leiteira, serão mais de 82 toneladas. Para o Baixo São Francisco, já estão garantidas mais de 222 toneladas, sendo a maioria delas sementes de arroz.

Em todo o Estado, estão sendo entregues mil toneladas de sementes, que devem beneficiar cerca de 70 mil famílias de agricultores, por meio do Programa de Sementes, que é vinculado ao Programa Alagoas Mais Alimentos.

Nesta quinta-feira (14), houve a entrega de sementes para 18 municípios da região da Zona da Mata que foram atingidos pelas enchentes de 2010. A solenidade ocorreu na cidade de União dos Palmares.

“Os municípios da região atingida pelas enchentes também vão receber mais de 700 mil mudas de frutíferas, sendo 300 mil só de bananeiras, que foram adquiridas em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário”, lembrou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.
Ferramentas – Segundo ele, o governo também desenvolve ações para fortalecer os bancos comunitários de ferramentas e, com isso, dar mais autonomia aos agricultores e reduzir os custos de produção.

“Em São José da Tapera haverá a entrega de batedeiras, balanças e peneiras, por meio de uma permissão de uso, para entidades vinculadas aos agricultores familiares”, citou. Serão 32 batedeiras, 25 balanças e 17 peneiras, que vão ficar à disposição dos agricultores nos bancos comunitários de ferramentas.

“As entidades que representam os agricultores também já receberam, por meio de uma permissão de uso, plantadeiras manuais de grãos e arados para preparar o solo”, frisou a superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Inês Pacheco, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

Pecuária leiteira – Na segunda-feira (18), em São José da Tapera, também haverá a entrega de um caminhão com tanque isotérmico de capacidade para 8 mil litros de leite. “Esse caminhão vai ficar à disposição das associações de pequenos criadores que fornecem leite ao PAA”, emendou Jorge Dantas.

Segundo ele, essa é uma ação do Programa Alagoas Mais Leite, que já beneficiou as associações da região da Bacia Leiteira com máquinas forrageiras, tanques de resfriamento de leite e kits de inseminação artificial. “Esses pequenos criadores também recebem orientação sobre nutrição animal, melhoramento genético, qualidade do leite e gestão da unidade produtiva”, explicou o secretário.